Manobra de Valsalva modificada reverte mais de 40% das taqui supras

A manobra de Valsalva é recomendada por diretrizes internacionais para tratamento da taquicardia supraventricular em serviços de emergência, porém apresenta baixa efetividade na reversão para ritmo sinusal (cerca de 5-20% dos casos apenas). Pesquisa recente, no entanto, demonstrou que uma simples modificação postural após a manobra de Valsalva tradicional pode aumentar a chance de reversão …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A manobra de Valsalva é recomendada por diretrizes internacionais para tratamento da taquicardia supraventricular em serviços de emergência, porém apresenta baixa efetividade na reversão para ritmo sinusal (cerca de 5-20% dos casos apenas). Pesquisa recente, no entanto, demonstrou que uma simples modificação postural após a manobra de Valsalva tradicional pode aumentar a chance de reversão em quase 4 vezes.

O estudo randomizado, publicado na tradicional revista “Lancet”, demonstrou que a adoção da manobra modificada apresentou reversão em 43% dos casos, comparado com 17% de reversão com a manobra tradicional, apresentando importante relevância estatística (OR ajustada de 3,7; P < 0,0001).

A manobra modificada consiste em proceder à expiração forçada por 15 segundos com o paciente em posição semi-recumbente (decúbito dorsal a 45º). Imediatamente após, deita-se o paciente a 0º e eleva-se os membros inferiores a 45º, mantendo-se essa posição também por 15 segundos. Após este período, reposiciona-se o paciente a 45º e checa-se o ritmo.

Técnicas utilizadas classicamente para a expiração forçada podem ser aplicadas: utilizar a borracha do esfigmomanômetro em sua extremidade que se liga ao manguito, ou uma seringa de 10 mL fechada expirando pelo buraco de encaixe da agulha.

A manobra de Valsalva não apresenta riscos e sua adoção aumenta a chance de reversão, diminuindo a necessidade de tratamento medicamentoso de emergência, visto que o uso de adenosina costuma ser bastante desconfortante para o paciente. São pequenas medidas como esta que podem ser adotadas no dia-a-dia, são acessíveis a todos e apresentam resultados satisfatórios.

Para os interessados, a “Lancet” disponibilizou um vídeo demonstrando a manobra completa, disponível nas referências bibliográficas.

 

[button color=”black” size=”medium” link=”https://” icon=”” target=”false”]Tenha respostas rápidas e precisas com WHITEBOOK! Baixe grátis![/button]

 

Referências Bibliográficas:

Appelboam A, Reuben A. et al. Postural modification to the standard Valsalva manoeuvre for emergency treatment of supraventricular tachycardias (REVERT): a randomised controlled trial. Lancet, Published Online:24 August 2015.

  • Disponível online em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(15)61485-4/abstract
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags