Mão-pé-boca: doença do verão

No verão, o número de casos de crianças com a doença mão-pé-boca aumenta. O Whitebook traz informações desta condição tão comum na pediatria.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

É comum no verão, estação em que estamos, os consultórios e as emergências pediátricas terem um aumento de casos da doença mão-pé-boca.

Os surtos acontecem, principalmente, em creches, nas escolas e até nos hospitais, além de outras localidades em que as crianças convivam intimamente, inclusive no ambiente intradomiciliar. As que têm entre 2-5 anos são as mais acometidas, mas o quadro pode ocorrer em crianças mais velhas e em adultos também.

Os picos de casos também ocorrem no outono, contudo pode haver surto em outras épocas do ano.

Leia também: Tuberculose perinatal e os desafios da abordagem

Como prevenir?

  • As medidas de prevenção passam pela cuidadosa higiene das mãos, principalmente após a manipulação de secreções orais ou de fezes (por exemplo, após a troca de fraldas da criança);
  • Os objetos utilizados pela criança devem ser limpos e desinfectados;
  • Em hospitais, as crianças devem ser mantidas em isolamento de contato. A exclusão das crianças doentes da creche ou escola não impede o contágio, uma vez que o vírus pode ser transmitido após o término da doença. Portanto, o afastamento da criança do ambiente escolar deve ser realizado baseado nas manifestações clínicas, como febre, mal-estar, presença de muitas lesões cutâneas ou sialorreia excessiva. 

Por enquanto, não existem vacinas específicas para a doença. Por isso, é importante orientar os responsáveis quanto aos cuidados necessários. 

No Whitebook, você encontra a conduta e prescrição da doença completas. Não deixe de conferir e ver como os conteúdos podem ajudar na rotina médica!

Coautora: Dra. Dolores Silva, pediatra.

*Este artigo foi revisado pela equipe médica da Afya.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades