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Marketing médico: 5 dicas de sucesso para sua clínica

Tempo de leitura: 4 minutos.

O marketing é uma excelente estratégia utilizada tanto para conquistar mais pacientes que não conhecem o seu trabalho quanto para fidelizar aqueles pacientes que já passaram pelo seu atendimento.

Além disso, a internet é um dos principais meios para busca de informações. Segundo uma pesquisa realizada pela We are Sociais em 2018, o Brasil é o segundo país que mais utiliza as redes sociais. Dessa forma, ficar fora desses canais pode proporcionar um prejuízo e perda de contato com o seu pacientes.

No entanto, alguns profissionais possuem um certo receio em elaborar uma estratégia de marketing médico, já que existem algumas exigências estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas seguindo as medidas corretas é perfeitamente possível colocar em prática ações de marketing para sua clínica.

Quer saber mais como implementar uma estratégia de marketing médico na sua clínica? Continue com a gente pois iremos abordar 5 dicas importantes para que essa estratégia seja um sucesso.

1. Conheça o seu público-alvo

Em muitos casos, o termo paciente parece se referir a todos as pessoas. No entanto, quando se trata de uma clínica ou consultório, é importante refletir sobre segmentação.

Você precisa conhecer quais são os tipos de pacientes que você atende na clínica, considere características demográficas, comportamentos e hábitos para realizar essa definição.

Dessa forma, a sua estratégia de marketing será direcionada para esse público e a chance de sucesso será ainda maior.

Além disso, além de conhecer muito bem quem são os seus pacientes, é necessário que você entenda também a jornada dos seus pacientes. Ou seja, é essencial que você conheça todos os caminhos que o seu paciente passa desde o momento em ele percebe um sintoma e procura um profissional para atendê-lo até a etapa pós consulta .

Ao conhecer os caminhos pelos quais o paciente interage, a clínica e o profissional podem se fazer mais presente, conquistando ainda mais aquele paciente e as possibilidades de seja fidelizado é muito maior.

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2. Defina seus objetivos e estratégias

Esse ponto é essencial para que você tenha saiba quais são os seus planos para cada tipo de mídia utilizada. Além disso, é essencial que você elabore um cronograma de atividades e publicações.

Aqui a organização e planejamento são muito importantes. Caso tenha dificuldade para organizar? Anote todo o planejamento em ferramentas, elas facilitam a sua rotina, e permitem que você possa acessá-las de qualquer lugar, seja em casa, trabalho ou até mesmo na rua.

> O Asana, Trello, Google Keep são ótimos exemplos que você pode utilizar para auxiliar na organização da suaa comunicação.
Caso seja necessário, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a àrea com especialistas de marketing que poderão ajudá-lo a realizar a melhor estratégia para a sua clínica.

3. Invista nas redes sociais

A internet é um dos principais meios para a busca de informações e para a área da saúde isso não é diferente. As redes sociais também possuem um importante papel na geração de conteúdo.

Como mencionado anteriormente, o Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza as redes sociais. Portanto, estar presente nesse meio será mais que um diferencial para você e para a sua clínica.

Dessa forma, invista nos canais onde o seu público-alvo está presente, comunique diretamente com ele por meio de conteúdos relevantes e exclusivos.

Não se esqueça dos limites do marketing médico, pois nem tudo pode ser comunicado,. Muitas pessoas acabam gerando conteúdos, mas que segundo o CFM não é regulamentado.

Mas aqui vão algumas dicas:

  • Facebook: elabore um fanpage para compartilhar conteúdos interessantes, sendo possível criar uma conta de negócios para patrocinar algumas publicações;
  • Instagram: publique fotos de alta qualidade sobre informações, curiosidades sobre a sua área de atuação;
  • Whatsapp: comunique com o seu público para agendar uma consulta, tirar dúvidas, passar orientações em caráter emergencial.

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4. Cuide do seu site médico

Elaborar um site médico é essencial para que você possa se destacar ainda mais no mercado que está cada vez mais competitivo. Sabe por que?

Os pacientes buscam referências e querem conhecer um pouco mais sobre os profissionais da área. Por meio de um site, existe uma maior possibilidade de você ser encontrado pelo seu público alvo, de conquistar novos pacientes que não sabiam sobre o seu atendimento.

Além disso, existem sites que permitem que você realize o agendamento de seus pacientes de forma online, permitindo assim que você fidelize ainda mais os seus pacientes.
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5. Conheça os limites do marketing médico

É necessário que você tenha o máximo de cuidado ao se comunicar com seus pacientes, pois nem tudo pode ser realizado. Dessa forma, siga as regras estabelecidas pelo CFM.

Uma das atividades mais comuns realizadas é a postagem de imagens dos seus pacientes, como o antes e depois, mas esse tipo de prática não é regulamentada pelo CFM. Mesmo que o paciente autorize a publicação, você não pode realizá-la.

Não é permitido que você anuncie uma determinada especialidade que não possui, mesmo que esteja realizando. Só é permitido afirmar uma determinada especialidade após o reconhecimento do CFM.

Não é permitida a autopromoção dos equipamentos da clínica, demonstrando uma superioridade de atendimento com base no nível de tecnologia ou investimento realizados na clínica.

O planejamento e a ética são cruciais para que você tenha uma excelente estratégia de marketing médico, proporcionando ótimos resultados para a sua clínica.

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Autor:

Flávia Saldanha

Flávia Saldanha é especialista em Marketing de Conteúdo na iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

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