Saúde Pública

Máscaras cirúrgicas são eficazes no controle da disseminação do novo coronavírus?

Tempo de leitura: 2 min.

Com o avanço do novo coronavírus sobre todo o território nacional, cidades de, pelo menos, 17 estados (AC, AM, AL, BA, ES, GO, MG, MT, MS, PA, PI, PR, RJ, RO, RS, SC e SP) editaram decretos onde obrigam ou recomendam que os cidadãos utilizem máscaras para saírem de casa.

Um estudo realizado na China afirma que 86% das infecções podem ter sido transmitidas por pacientes assintomáticos(1), por isso resta-se a seguinte dúvida: o amplo uso de máscaras na população é uma estratégia eficaz para o controle das transmissão comunitária do vírus?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Uso de máscaras e coronavírus

Um artigo recente publicado na Nature Medicine cujo título é “Respiratory virus shedding in exhaled breath and efficacy of face masks” pode nos ajudar a responder essa pergunta. Neste estudo, Leung e colaboradores tinham como objetivo quantificar a carga viral exalada em pacientes com infecções respiratórias aguda causadas por coronavírus, vírus influenza ou rinovírus e avaliar a eficácia do uso da máscara para impedir a transmissão da infecção.

De uma população total de 3363 indivíduos, 111 foram incluídos na amostragem total do grupo. Foram coletados swab nasal e de laringe e gotículas e aerossóis expiratórios com e sem máscara.

Os resultados do estudo mostraram que foi detectado RNA viral de coronavírus em 30% das gotículas e em 40% dos aerossóis expiratórios de pacientes sem máscara e não foi possível identificar RNA viral em aerossóis e gotículas em pacientes com máscara cirúrgica.

Leia também: Coronavírus: isolamento social em tempos de pandemia

Para influenza, foi identificado em gotículas em 26% e 4%, sem e com o uso da máscara, respectivamente, quando testados os aerossóis respiratórios sem e com máscara, respectivamente, os números foram de 35% para 22% dos pacientes.

Quando feito o teste com pacientes com rinovírus, foi identificado RNA viral em gotículas de pacientes sem o uso de máscara e com o uso de máscara, respectivamente, os achados foram de 28% para 22% e a presença nos aerossóis foi de 56% para 38%, sem o uso e com o uso de máscara, respectivamente.

Conclusão

O estudo concluiu que o uso de máscaras cirúrgicas por pacientes com doença aguda provocada por coronavírus é eficiente para diminuir o risco de transmissão, enquanto para pacientes com influenza teve moderada eficiência e para pacientes com rinovírus teve pouca eficácia.

Ele alerta que o pequeno número de participantes para cada grupo pode ter sido um limitador do estudo, mas que os resultados encontrados apontam uma prática promissora para diminuir a velocidade de disseminação de doenças respiratórias.

Vale ressaltar que nesse estudo as máscaras testadas foram as máscaras cirúrgicas.

Baixe agora mesmo o Nursebook e tenha acesso às melhores abordagens de enfermagem para a Covid-19!

Autor:

Referências bibliográficas:

Compartilhar
Publicado por
Juan Carlos Silva Araujo

Posts recentes

Asma em Criança: atenção em tempos de Covid-19 [podcast]

Neste episódio do Whitecast, a Drª Dolores Silva, especialista em pediatria e conteudista do Whitebook,…

3 horas atrás

Meta-análise: A prática de atividade física e a influência sobre as imunizações

Alguns estudos já chamam a atenção da necessidade da boa saúde advinda de atividade física…

3 horas atrás

Esôfago curto: Estudo revisa questões históricas e atuais relacionadas ao seu tratamento

O trabalho publicado na Annals of Surgery revisa questões do tratamento da doença do refluxo…

4 horas atrás

Suplementação de ômega-3 pode retardar o envelhecimento acelerado relacionado ao estresse 

Vários estudos foram realizados e evidenciou-se que a suplementação diária com ômega 3 estaria relacionado…

5 horas atrás

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina contra Covid-19 da Sinopharm

A Anvisa recebeu uma solicitação de autorização temporária para uso emergencial para a vacina contra…

6 horas atrás

Manejo perioperatório nas lesões de medula espinhal

A incidência de casos de lesão de medula espinhal é baixa, mas elas levam a…

7 horas atrás