Mastologia: a união do consultório com o centro cirúrgico

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Mastologia com a Dra. Bianca Kurtz Fontoura.

Hoje é dia de falar sobre Mastologia com a Dra. Bianca Kurtz Fontoura na nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas.

1) O que é?

Mastologia é a especialidade responsável por estudar as glândulas mamárias, cuja função é de prevenir, diagnosticar e tratar doenças benignas e malignas da mama. Para se tornar mastologista você pode seguir dois caminhos: após a graduação, realizar especialização em Ginecologia e Obstetrícia ou Cirurgia Geral (programa de Residência ou Pós graduação com estrutura equivalente à Residência), para depois realizar a especialização em Mastologia. Após o término realizar a prova de título de especialista, não obrigatória.

2) Como é o dia a dia?

Mastologia é uma especialidade clínica e cirúrgica. A abordagem clínica e acompanhamento ambulatorial dos pacientes são muito importantes e preenchem boa parte do seu cotidiano, lidando com doenças benignas e malignas. Além do conhecimento técnico das glândulas mamárias também é necessário conhecimentos oncológicos de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, entre outras opções de tratamento para câncer de mama e conhecimentos de biologia molecular relacionados às doenças mamárias. Normalmente, o ginecologista a partir dos exames de rotina, seja de imagem ou no próprio exame físico, ao encontrar alterações mamárias, encaminha o paciente ao mastologista.

3) Oportunidades de trabalho:

O mastologista possui atuação ambulatorial e cirúrgica em Hospitais Universitários e/ou públicos ou no consultório particular como autônomo sendo cirurgião principal de sua equipe ou auxiliando outras equipes. Em hospitais públicos, pode ser contratado para realizar acompanhamento ambulatorial e cirúrgico a serviço do hospital ou se dedicar à docência.

4) Número de especialistas:

Atualmente temos 1.800 mastologistas registrados na Sociedade Brasileira de Mastologia.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Curiosidades:

– A padroeira da Mastologia e protetora das enfermidades nas mamas é Santa Ágatha, seu dia de comemoração é no dia 05 de fevereiro. A mesma teve sua mama retirada em tortura.
– Em janeiro de 1978 o conselho científico da Associação Médica Brasileira aceitou o pedido de reconhecimento da especialidade.

6) Especialidades correlacionadas:

A Mastologia abrange uma vasta área de especialidades devido o tratamento de doenças sistêmicas como o câncer de mama. São elas:

  • Oncologia
  • Radioterapia
  • Radiologia
  • Ginecologia
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Plástica
  • Geneticista
  • Fisioterapia
  • Endocrinologia

7) Área de atuação:

Além da atuação em Hospitais Universitários/Públicos e no consultório como autônomo, existe a possibilidade de se especializar em Radiologia Mamária.

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

Essa especialidade possui uma vasta gama de opções e permite unir o consultório com centro cirúrgico, para aqueles que não desejam ficar apenas em centro cirúrgico. Está em constante atualização por ter muito investimento com pesquisas científicas, sempre buscando o melhor para o paciente.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja as outras especialidades que já falamos por aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.