Anti-hipertensivos têm efeito protetor no desenvolvimento de glaucoma, indica estudo

Medicamentos anti-hipertensivos podem ter efeito protetor no desenvolvimento de glaucoma? É o que investiga um grupo de pesquisadores dinamarqueses.

Medicamentos anti-hipertensivos podem ter efeito protetor no desenvolvimento de glaucoma? É o que investiga um grupo de pesquisadores dinamarqueses em novo estudo publicado na Heartwire.

Pesquisadores analisaram dados do registro nacional da população dinamarquesa com idade entre 40 e 95 anos, de 1996 a 2012, com mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante o período analisado no estudo, 739.494 pacientes receberam medicação anti-hipertensiva; destes, 115.617 também tinham glaucoma.

Entre os indivíduos que receberam medicação, 5,8% iniciaram o tratamento com medicação para glaucoma, em comparação com 1,3% dos doentes que não receberam medicação anti-hipertensiva. Além disso, 32,1% dos pacientes com glaucoma receberam medicação anti-hipertensiva durante o período.

Veja também: ‘Anticoncepcional aumenta risco de desenvolver glaucoma’

A taxa de glaucoma entre os indivíduos tratados com anti-hipertensivos foi de 0,81 casos por 100 pessoas/ano, em comparação com a taxa de 0,19 casos entre os indivíduos não tratados. Os riscos de desenvolver glaucoma foram 43% menores. Todos os tipos de medicamentos anti-hipertensivos, exceto os vasodilatadores (como a hidralazina), apresentaram efeito protetor.

Embora a hipertensão esteja positivamente correlacionada com o glaucoma, o estudo indica que a medicação anti-hipertensiva em si pode ter um efeito preventivo no desenvolvimento de glaucoma.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Hypertension, 2016. Antihypertensive Medication Postpones the Onset of Glaucoma Evidence From a Nationwide Study (https://dx.doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.116.08068)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades