Medicamentos contra a covid-19 estão aprovados no Brasil, mas fora do SUS

Diversos medicamentos de ponta contra a Covid-19 que já são adotados em países da União Europeia, Reino Unido e nos Estados Unidos. 

Diversos medicamentos de ponta contra a Covid-19 que já são adotados em países da União Europeia, Reino Unido e nos Estados Unidos.

Trata-se de medicações com alta eficácia na prevenção de hospitalização por Covid-19, em torno de 70 a 80%. No entanto, hoje em dia, somente o Remdesivir, da Gilead Sciences, e três tratamentos monoclonais estão autorizados para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, nenhum deles é distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Confira a lista!

medicamentos covid-19

Paxlovid, da Pfizer 

Indicado para pacientes a partir de 12 anos com teste positivo para a Covid-19 e alto risco de progressão para casos graves. Estudos indicam que a droga reduz em 89% o risco de hospitalização ou óbito em adultos vulneráveis e que a sua atividade antiviral é mantida contra variantes do novo coronavírus, incluindo a Ômega.

A FDA aprovou em 22 de dezembro o uso emergencial da pílula da Pfizer nos Estados Unidos. Já a MHRA do Reino Unido aprovou o Paxlovid no dia 31 de dezembro.

Na União Europeia, o remédio está autorizado para ser comercializado desde o dia 27 de janeiro, depois que a Agência Europeia de Medicamentos concluiu que os seus benefícios são superiores aos riscos. O medicamento recebeu uma autorização condicional da agência regulatória europeia, sendo assim a Pfizer enviará ainda mais dados para corroborar a eficácia da droga.

Aqui no Brasil, a Diretoria Colegiada da Anvisa recebeu o pedido de uso emergencial do Paxlovid no dia 16 de fevereiro, com prazo de análise de 30 dias.  Mesmo com essa possível aprovação, ainda será necessária a sua implementação pelo SUS.

Molnupiravir, da Merck/MSD 

O antiviral atua impedindo a replicação do novo coronavírus. Nos Estados Unidos, o fármaco é autorizado para adultos a partir de 18 anos com alto risco de desenvolver um quadro grave da doença.

Resultados preliminares apontam que os pacientes que o receberam em até cinco dias após o início dos sintomas da Covid-19 tiveram metade da taxa de hospitalização e óbito em relação aos pacientes que receberam um comprimido inativo. Todavia, o medicamento não funcionou em pacientes graves.

De acordo com a Merck, o Molnupiravir ainda não foi estudado contra a variante Ômicron em estudos clínicos. Contudo, a farmacêutica responsável disse que estudos in vitro demonstraram atividade do medicamento contra a variante do novo coronavírus.

A MHRA aprovou o fármaco no Reino Unido em 4 de novembro de 2021. Já a EMA emitiu parecer favorável sobre o seu uso para o tratamento da Covid desde o dia 19 de novembro de 2021. Atualmente, a agência regulatória europeia analisa mais dados para emitir um parecer sobre o pedido de autorização de comercialização do medicamento. Nos Estados Unidos, a FDA aprovou o uso emergencial do fármaco no dia 23 de dezembro de 2021.

Aqui no Brasil, a MSD solicitou a autorização temporária do uso emergencial da droga em novembro de 2021 para a Anvisa. No mesmo dia foi realizada a triagem inicial da documentação apresentada pela empresa e a agência regulatória identificou a ausência de dados necessários para se avançar na análise. Segundo a  Anvisa, as informações e os documentos complementares estão sendo solicitados.

Remdesivir (Veklury), da Gilead Sciences 

A bula do antiviral informa a sua indicação para o tratamento do novo coronavírus em adultos e adolescentes com pneumonia que necessitam de administração suplementar de oxigênio. No início de fevereiro, a fabricante disse que o Remdesivir mostrou atividade antiviral contra a variante Ômicron.

A droga está disponível para médicos britânicos que tratam pacientes hospitalizados com Covid-19 desde maio de 2020. Na União Europeia, a autorização aconteceu em junho do mesmo ano, especificamente em pacientes a partir de 12 anos com quadros de pneumonia que necessitam de oxigênio suplementar. Já nos Estados Unidos, a aprovação ocorreu em outubro de 2020.

A utilização no Brasil está autorizada desde março de 2021. Apesar disso, em agosto do mesmo ano, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) não aprovou a sua incorporação na lista devido a incertezas quanto à eficácia do remédio, além de um impacto orçamentário elevado para emitir um parecer positivo.

Contudo, especialistas alegam que a incorporação desses medicamentos no SUS reduziria gastos se forem reservados para grupos de alto risco de hospitalização.

Vale ressaltar ainda que a decisão da Conitec aconteceu antes da publicação de dois estudos importantes sobre a eficácia do medicamento, publicados na Lancet e no Canadian Medical Association Journal.

Anticorpos monoclonais 

Hoje em dia, os tratamentos monoclonais aprovados pela Anvisa incluem: Regdanvimabe, da Celltrion Healthcare; a associação Casirivimabe/Imbevimabe, da Regeneron/Roche; e Sotrovimabe, da GSK. Contudo, nenhum deles foi incorporado ao SUS até o momento.

Já a associação Indevimabe/Casirivimabe foi avaliada em duas ocasiões e, nos dois casos, a recomendação da Comissão foi desfavorável à incorporação.

Quanto ao Sotrovimabe, o Ministério da Saúde informou que nenhum pedido foi recebido. Além disso, no início deste mês de fevereiro, a Anvisa revogou a autorização do uso emergencial do Banlanivimabe/Etesevimabe, da Eli Lilly.

Nos Estados Unidos, a FDA também limitou o seu uso para pacientes que foram infectados ou expostos a uma variante suscetível a esse tratamento, como a Ômicron.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.