Medicamentos para tosse e resfriado podem apresentar riscos em crianças

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa. Os medicamentos para tosse e resfriado isentos de prescrição tem sido usados para tratar os sintomas da infecção respiratória superior por décadas e podem representar graves riscos em crianças. A segurança desses medicamentos nesse subgrupo de pacientes …

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Os medicamentos para tosse e resfriado isentos de prescrição tem sido usados para tratar os sintomas da infecção respiratória superior por décadas e podem representar graves riscos em crianças. A segurança desses medicamentos nesse subgrupo de pacientes tem sido questionada.

Green e colaboradores descreveram o perfil de segurança dos medicamentos para tosse e resfriado em crianças com idade inferior a 12 anos.O estudo utilizou dados do Pediatric Coughand Cold Safety Surveillance  System.

Para a análise, foram considerados os seguintes critérios de elegibilidade: idade do paciente <12 anos; exposição a pelo menos um produto que contém ≥1 dos 8 ingredientes farmacêuticos ativos mais comuns em medicamentos para tosse e resfriado (bronfeniramina, clorfeniramina, dextrometorfano, difenidramina, doxilamina, guaifenesina, pseudoefedrina e fenilefrina); reportar pelo menos um evento adverso significativo; e ocorrência dos eventos adversos nos Estados Unidos.

As melhores condutas em pediatria você encontra no Whitebook. Clique aqui e baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros!

Dos 4.202 casos revisados, 3.251 (77,4%) foram potencialmente relacionados com medicamentos para tosse e resfriado. Os tipos de exposição mais comuns foram ingestão acidental sem supervisão (67,1%) e erros de medicação (13,0%).Os erros de medicação foram relativamente mais frequentes em crianças entre 6 a 12 anos de idade (44,7%).Em relação ao gênero, não houve diferença entre as ingestões acidentais sem supervisão e erros de medicação, sendo 54,1% envolvendo crianças do sexo masculino. O medicamento foi auto-administrado em quase todos (99,8%) os casos de ingestões acidentais sem supervisão, com 5 (0,2%) envolvendo administração por um irmão com idade menor do que 6 anos.

As formulações líquidas (67,3%) e pediátricas (75,5%) foram mais comumente envolvidas.

Eventos adversos que ocorreram em > 20% de todos os casos incluíram taquicardia, sonolência, alucinações, ataxia, midríase e agitação.Vinte casos (0,6%) resultaram em morte. A maioria ocorreu em crianças com idade inferior 2 anos (n=14; 70,0%) e nenhuma envolveu dose terapêutica.

Veja também: ‘Lactentes e crianças não devem consumir suco de frutas?’

A taxa de eventos adversos reportada foi de 0,573 casos por milhão de unidades vendidas(intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,553 a 0,593) ou 1 caso por 1,75 milhão de unidades vendidas(ou seja, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou equivalente líquido).

Com base nesses resultados, o estudo mostrou que a taxa de eventos adversos associados com medicamentos de tosse e resfriado foi baixa, e os óbitos ocorreram ainda menos frequentemente. A ingestão acidental não supervisionada foi o tipo de exposição mais comum e as formulações líquidas pediátricas foram os produtos mais comumente relatados. Essas características apresentam uma oportunidade para esforços de prevenção direcionados.

JulianaFestadeVasconcellos Síndrome de Sjögren: novas diretrizes de tratamento para manifestações reumatológicas

whatsapp-250 Síndrome de Sjögren: novas diretrizes de tratamento para manifestações reumatológicas

Referência:

Green JL, Wang GS, Reynolds KM, et al. Safety Profile of Cough and Cold Medication Use in Pediatrics.Pediatrics. 2017;139(6):e20163070

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags