O uso indiscriminado de medicações teratogênicas na sala de emergência

Usualmente médicos atendem mulheres em idade fértil em grandes emergências Brasil a fora. Essa faixa etária (10 a 49 anos de idade) representa uma parcela ampla destes atendimentos. Muitas vezes os casos são simples e apenas uma medicação oral soluciona o problema. Todavia, você já se questionou quantas vezes indaga a possibilidade desta paciente estar …

250-BANNER6Usualmente médicos atendem mulheres em idade fértil em grandes emergências Brasil a fora. Essa faixa etária (10 a 49 anos de idade) representa uma parcela ampla destes atendimentos. Muitas vezes os casos são simples e apenas uma medicação oral soluciona o problema. Todavia, você já se questionou quantas vezes indaga a possibilidade desta paciente estar grávida e desta medicação ser teratogênica?

Vinte e dois por cento é o número de pacientes em idade fértil que tiveram teste de gravidez solicitado antes da administração de medicações teratogênicas em unidades de emergência. Este é um dado de um analisado pelos pesquisadores doNational Hospital Ambulatory Medical Care Survey durante 2005 até 2009, onde verificou-se 141 milhões de atendimentos de mulheres em idade fértil nas emergência, com prescrição de medicamentos teratogênicos para 10 milhões e apenas 22% realizaram teste de gravidez. Os medicamentos mais prescritos foram benzodiazepínicos, antibióticos e anti-epilépticos.

Obviamente não discute-se a necessidade de prescrição imediata de medicamentos para qualquer paciente em risco de morte ou sequela definitiva. O ambiente em sala de emergência compõe-se de solucionar o problema imediatamente. Entretanto, devemos contar que a simples pergunta e investigação durante anamnese podem apontar um direcionamento para a possibilidade de gestação.

Quatro abordagens podem ser feitas para mulheres em idade fértil que necessitam de medicamentos teratogênicos:

  • Mulheres não grávidas: Discutir as possibilidades, riscos e benefícios no uso da medicação e na possibilidade de uma gestação. Ademais, reforçar aspectos relacionados a fertilidade.
  • Mulheres que não querem engravidar: Utilizar métodos de contracepção seguros e orientar com objetivo de evitar uma gestação naquele momento.
  • Mulheres que desejam engravidar: Monitorar e acompanhar de perto. Orientar os riscos do uso da medicação e de sua suspensão.
  • Mulheres gestantes: Orientar riscos e benefícios do uso da medicação, avaliar e definir possibilidade de troca por outro medicamento, encaminhar para acompanhamento médico específico durante pré-natal.

500x250-banner1

Assim a maior parte dessas pacientes em idade fértil teremos tempo de investigar uma possível gravidez. Evitar o uso de medicações teratogênicas em mulheres grávidas possibilita a redução de um custo muito mais elevado (principalmente emocional) do que o baixo custo de realizar-se um teste de gravidez com urina na emergência.

—————–

Referências Bibliográficas:

Teratogens Are Often Prescribed Without Pregnancy Testing – Ali S. Raja, MD, MBA, MPH, FACEP reviewing Goyal MK et al. Acad Emerg Med 2015 Jan 29.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags