Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Medicina de Precisão no tratamento de câncer terminal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma nova técnica, chamada de Medicina de Precisão, está dando esperanças para pacientes com câncer terminal. Baseado em biomarcadores específicos, um número crescente de ensaios clínicos vêm sendo aprovados para tratamento.

500x120-amarelo

Cientistas, assim como pacientes, depositam muita esperança em ensaios clínicos que usam a abordagem da Medicina de Precisão, no qual os biomarcadores, não apenas o diagnóstico, orientam a inscrição.

O conceito por trás da técnica é que a constituição genética das pessoas é variável e, como consequência, doenças e repostas aos tratamentos também são. A Medicina de Precisão procura descobrir o medicamento certo, para o paciente certo, no momento certo.

A esperança é que esses ensaios possam ajudar a desenvolve drogas mais rápido e oferecer uma recompensa terapêutica potencialmente maior para os participantes, do que os convencionais ensaios clínicos randomizados.

Veja também: ‘Imuno-oncológico pode dobrar sobrevida de pacientes com câncer’

Além de critérios de inscrição, os ensaios da Medicina de Precisão também diferem dos convencionais na sua concepção, que podem incluir menos participantes e não precisam necessariamente incluir um placebo ou grupo de comparação padrão.

O FDA já aprovou diversos tratamentos baseados em ensaios de Medicina de Precisão. Alguns têm sido aprovados após testes em poucos pacientes – às vezes de 200 a 300.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • A Precision Medicine Approach to Clinical Trials. JAMA. Published online October 19, 2016. doi:10.1001/jama.2016.12137
  • https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/o_paradoxo_da_medicina_de_precisao.html
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar