Medicina Legal e Perícias Médicas: a ciência a serviço da justiça

Abro este espaço dando boas-vindas a uma das mais antigas especialidades médicas, que a evolução premeu a necessidade de uma nova roupagem: Medicina Legal e Perícias Médicas.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Abro este espaço dando boas-vindas a uma das mais antigas especialidades médicas, que o decorrer e a evolução dos tempos premeu a necessidade de uma nova roupagem: Medicina Legal e Perícias Médicas.

A Medicina Legal é uma das especialidades ensinadas nas faculdades de Medicina de todo o Brasil e, através de suas bases teóricas e de seus conhecimentos fundamentais, prepara os alunos, futuros médicos, para atuação profissional no auxílio à Justiça, quando chamados a contribuir com provas de natureza médica para o esclarecimento de questões de interesse jurídico nos processos judiciais ou administrativos, bem como na elaboração das normas do Direito que exigem conhecimentos médicos e biológicos.

Desde 2011 a 36ª especialidade médica passou a ser reconhecida oficialmente como Medicina Legal e Perícias Médicas (Resolução 1973/2011 do CFM), formalizando a extensão da atividade médico-profissional relacionada aos vários dos ramos do Direito e desenvolvida além daquela já consagrada pelos Institutos Médico-Legais, a esfera Criminal, porquanto as esferas Previdenciária, Administrativa, Securitária, Cível, Trabalhista, Desportiva e ainda Normativa e Constitucional estão se consolidando como áreas de atuação, tal a demanda de trabalho.

Nessa interface médico-jurídica, a especialidade de Medicina Legal e Perícias Médicas utiliza conhecimentos técnico-científicos da Medicina para o esclarecimento de fatos de interesse da justiça, o que naturalmente impõe o avançar do conhecimento sobre as duas ciências.

No Direito Civil com as questões de paternidade, nulidade de casamento, testamento. No Direito Penal nas questões relacionadas às lesões corporais, aborto (legal e criminoso), infanticídio, crimes contra a liberdade sexual. No Direito Administrativo ao avaliar as condições dos seus agentes, referente ao ingresso, afastamentos e aposentadorias.

Seja na interpretação de laudos e exames, seja na confecção de pareceres e laudos oficiais, o que o médico faz ao subsidiar informações que movimentam o exercício profissional dos juristas é a arte da expressão do conhecimento médico pertinente à matéria jurídica em análise, através de uma semântica acessível e coerente aos envolvidos.

É a ciência a serviço da justiça.

Até breve!

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • FRANÇA, Geneval Veloso de. Medicina Legal. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.