Leia mais:
Leia mais:
Blog do Nurse: um novo jeito de se informar! [podcast]
ACSCC 2021: autonomia do residente, a próxima fronteira da educação cirúrgica 
Prevalência de anafilaxia por amendoim em uma coorte: European Anaphylaxis Registry
É necessário realizar ultrassom obstétrico de rotina no terceiro trimestre de gestação?
Quiz sobre traumas mamilares

Médicos estudam suspender orientação de fazer jejum para exames

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um grande desconforto para os pacientes e para os laboratórios pode estar prestes a chegar ao fim: médicos estudam suspender a orientação de fazer jejum para exames.

500x120-assinatura

O assunto foi discutido no último congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. A exigência já foi suspensa em países da Europa e em alguns hospitais no Brasil.

O longo período de jejum é uma reclamação constante entre os pacientes. Além disso, é um problema grave dos laboratórios, que têm um fluxo muito grande de agendamentos na parte da manhã e muitos horários vagos a tarde.

Veja também: ‘Nova biópsia de próstata traz mais conforto ao paciente’

Graças aos avanços tecnológicos e modernização dos laboratórios, consumir alimentos antes de exames não interfere mais nos resultados. Além disso, o jejum pode ocultar o risco cardiovascular que seria mostrado no resultado.

Estudos recentes sobre a influência do jejum na dosagem do perfil lipídico para avaliação do risco cardíaco demonstraram que é possível fazer esta avaliação em amostras de pacientes sem jejum, com as vantagens de refletir melhor as condições fisiológicas do dia a dia e evitar o desconforto e possíveis complicações do jejum prolongado.

A previsão é de que, até o final do ano, as recomendações sejam alteradas no Brasil. Clique aqui para ver o pronunciamento oficial da SBPC.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.sbpc.org.br/
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar