Médicos estudam suspender orientação de fazer jejum para exames

Um grande desconforto para os pacientes e para os laboratórios pode chegar ao fim: médicos estudam suspender a orientação de fazer jejum para exames.

Um grande desconforto para os pacientes e para os laboratórios pode estar prestes a chegar ao fim: médicos estudam suspender a orientação de fazer jejum para exames.

500x120-assinatura

O assunto foi discutido no último congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. A exigência já foi suspensa em países da Europa e em alguns hospitais no Brasil.

O longo período de jejum é uma reclamação constante entre os pacientes. Além disso, é um problema grave dos laboratórios, que têm um fluxo muito grande de agendamentos na parte da manhã e muitos horários vagos a tarde.

Veja também: ‘Nova biópsia de próstata traz mais conforto ao paciente’

Graças aos avanços tecnológicos e modernização dos laboratórios, consumir alimentos antes de exames não interfere mais nos resultados. Além disso, o jejum pode ocultar o risco cardiovascular que seria mostrado no resultado.

Estudos recentes sobre a influência do jejum na dosagem do perfil lipídico para avaliação do risco cardíaco demonstraram que é possível fazer esta avaliação em amostras de pacientes sem jejum, com as vantagens de refletir melhor as condições fisiológicas do dia a dia e evitar o desconforto e possíveis complicações do jejum prolongado.

A previsão é de que, até o final do ano, as recomendações sejam alteradas no Brasil. Clique aqui para ver o pronunciamento oficial da SBPC.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.sbpc.org.br/

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags