Médicos gastam metade do seu tempo com papelada

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Não há dúvidas que o tempo dos profissionais de saúde é muito corrido, mas será que ele é bem aproveitado? Um novo estudo mostra que, para cada hora gasta com um paciente, o médico leva duas horas preenchendo registros e documentações.

500x120-amarelo

O estudo do Annals of Internal Medicine analisou cerca de 60 médicos de 16 especialidades diferentes durante o expediente. Com base em 430 horas de observação, os pesquisadores concluíram que 49% das horas foram gastas em papelada, enquanto 27% foi gasto diretamente com os pacientes.

Durante a consulta com os pacientes, os médicos passaram 37% do tempo em registros. Após o horário de expediente, eles trabalharam uma média de 1,5 horas por dia, com a maior parte desse tempo dedicado a tarefas de registro e documentação.

Veja também: 4 dicas de gestão de tempo para médicos

Dá para fugir da papelada?

Não tem jeito, papelada também faz parte da vida do médico. O que fazer, então? De acordo com os pesquisadores, os médicos que tiveram ajuda de outros profissionais para preencher registros dispuseram de mais tempo de interação direta com pacientes.

Outra solução pode ser observar os colegas mais experientes e ver como eles lidam com essa carga de trabalho, e se eles têm alguma técnica que você possa incorporar no seu dia a dia.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Allocation of Physician Time in Ambulatory Practice: A Time and Motion Study in 4 Specialties. Published at www.annals.org on 6 September 2016.
  • https://www.jwatch.org/fw111995/2016/09/06/half-physician-time-spent-ehrs-and-paperwork?query=most-popular-read
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar