Leia mais:
Leia mais:
Governo Federal sanciona lei que cria bula digital e muda sistema de rastrear medicamentos
Modelo de reconhecimento de caligrafia para detectar doença de Parkinson é desenvolvido por adolescentes americanos
Highlights do ATS 2022 [podcast]
PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]
Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Médicos levam uma vida saudável?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

banner250x250Você deve estar acostumado a aconselhar seus pacientes a fazerem exercícios físicos, se alimentarem corretamente e viverem uma vida saudável, mas e você? Com a pressão no dia-a-dia, horários alternados e plantões, você consegue levar uma vida saudável? Uma pesquisa americana revelou que esse não é bem o caso de grande parte dos médicos.

Alimentação

Dos 30 mil médicos entrevistados, cerca de 34% estão em sobrepeso. Esses excessos estão diretamente relacionados à alimentação. O grupo de médicos com peso ideal adotam uma dieta mais saudável e equilibrada, enquanto os outros têm uma dieta tipicamente americana (alto teor de gordura, carboidratos e carne).

Por especialidade, cirurgiões gerais são os que mais sofrem com sobrepeso, cerca de 49%, seguidos pelos médicos de família com 48%, oftalmologistas com 29% e, por fim, dermatologistas com 23%.

Exercícios físicos

Como já é de se esperar, cerca de 70% dos médicos com peso ideal se exercitam, pelo menos, 2 vezes por semana. Essa porcentagem cai para 57% para os médicos que estão em sobrepreso.

Terapias complementares

Outro dado analisado pelas pesquisas foi o uso de terapias complementares, como acupuntura, massagem, yoga, etc. Cerca de 37% dos médicos com menos de 45 anos adotam ou já adotaram alguma dessas terapias (sendo o número maior em homens do que em mulheres).

As especialidades mais “saudáveis”, no geral, são dermatologia e oftalmologia. Intensivistas e cardiologistas ficaram devendo nesse quesito. Se você também está devendo, pode ser uma boa hora para começar aquela dieta!

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.