Médicos não conseguem identificar angina nos pacientes, aponta estudo

Um novo estudo indica que o uso de uma ferramenta clínica padronizada pode ajudar os médicos a serem mais precisos no reconhecimento e tratamento da angina.

Um novo estudo norte-americano, envolvendo pacientes com doença arterial coronária estável, indica que o uso de uma ferramenta clínica padronizada pode ajudar os médicos a serem mais precisos no reconhecimento e tratamento da angina.

500x120-rosa

A angina é uma questão importante para muitos pacientes com doença arterial coronária estável. No entanto, para os pesquisadores, não há uma maneira padronizada de avaliação da dor, o que leva o médico a contar apenas com as formas típicas para avaliar – uma entrevista não estruturada com o paciente.

O estudo envolveu pacientes adultos com diagnóstico de doença isquêmica do coração, entre abril de 2013 e julho de 2015, nos Estados Unidos. Os participantes completaram um questionário antes da consulta e caracterizaram sua angina como “não existente”, “mensal” ou “diário/semanal”. Após a visita, os médicos quantificaram a angina dos pacientes.

Entre 1.257 pacientes com DAC (idade média de 69 anos; 60,3% do sexo masculino), 411 relataram ter angina. Destes, 173 (42%) não tiveram sua angina reconhecida pelo médico, que relatou uma frequência mais baixa do que o paciente.

Com base nos resultados, os pesquisadores concluíram que esse “não-reconhecimento” da angina é comum na prática clínica de rotina. A grande variação entre os médicos sugere que alguns são mais precisos na avaliação de frequência angina do que outros.

Por isso, um questionário como o apresentado durante o estudo ou outra ferramenta validada deve ser testado como um método para melhorar o reconhecimento e, potencialmente, o tratamento de angina.

banner250x250

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

  • Arnold SV, Grodzinsky A, Gosch KL, et al. Predictors of physician under-recognition of angine in outpatients with stable coronary artery disease. Circ Cardiovasc Qual Outcomes 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.