Medidas de distanciamento social diminuíram circulação de outros vírus respiratórios, indica estudo

As medidas de distanciamento social contribuíram para a redução drástica de circulação de outros vírus respiratórios em 2020. Saiba mais.

As medidas de distanciamento social contribuíram para a redução drástica de circulação de outros vírus respiratórios, como o sincicial respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos graves de infecções respiratórias em bebês, e para os vírus influenza A e influenza B, durante o período de outono e inverno no ano de 2020, no estado do Rio Grande do Sul.

Essa foi a principal conclusão de um artigo publicado recentemente no Journal of Global Health, e que faz parte do estudo COVIDa, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

distanciamento social

O estudo sobre o impacto do distanciamento social

O estudo comprovou que as medidas de distanciamento social adotadas na pandemia diminuíram a circulação de outros vírus respiratórios no ano de 2020. Ao todo, foram monitorados mais de 1.400 pacientes no estado do Rio Grande do Sul para a análise do impacto da infecção pelo novo coronavírus e outros agentes virais de alto impacto, como o vírus da influenza.

O recorte incluiu população adulta (1137 participantes) e pediátrica (298 crianças) que buscavam atendimento no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital Restinga Extremo-Sul com sintomas sugestivos de Covid-19 durante o outono e inverno de 2020, época usual de maior incidência desses vírus. 

Os testes RT-PCR para o novo coronavírus, influenza A, influenza B e VSR foram realizados em todos os participantes, sendo que o vírus da Covid-19 foi positivo em 32,7% dos casos, enquanto os da influenza e VSR não foram detectados.

“Os mesmos foram acompanhados por 28 dias após a inclusão por meio de seguimento telefônico. Em torno de um terço dos pacientes tiveram a detecção do novo coronavírus e um terço do rinovírus, com os demais agentes causadores de infecção respiratória tendo uma expressiva queda”, detalhou o médico Renato Marcelo Comerlato Scotta, pesquisador do estudo COVIDa no Hospital Moinhos de Vento, em entrevista ao Portal PEBMED.

O médico explicou que, por serem vírus comuns sazonais prevalentes e possuírem certa semelhança em transmissibilidade e quadro clínico com o novo coronavírus, as medidas de distanciamento exerceram um grande impacto na disseminação desses outros agentes respiratórios.

Essa informação ajuda a esclarecer a significativa diminuição de internações hospitalares e consultas ambulatoriais no ano passado em todo o Brasil, por doenças respiratórias causadas por outros vírus respiratórios não-Covid. Achados semelhantes a esse foram também descritos em diversos países.

Cenário mudou em 2021

É possível perceber que o cenário está mudando em 2021, com mais casos detectados de VSR e influenza no país, porém com uma frequência ainda muito menor do que o observado em anos anteriores.

“Há mais de um ano, enfrentamos uma pandemia de uma doença totalmente nova, o que demanda produção científica contínua que possibilite o melhor entendimento do vírus e suas formas de disseminação, para combatê-lo de forma eficaz, além da criação de uma cultura de vigilância epidemiológica ativa para doenças causadas por vírus que apresentam grande impacto na comunidade”, afirmou o o infectologista pediátrico Renato Scotta.

Leia também: Tuberculose: qual é a sua relevância para a pediatria?

Com o afrouxamento, o pesquisador acredita que pode haver já um crescimento na circulação do novo coronavírus, assim como o já observado aumento da circulação de agentes prevalentes como o vírus sincicial respiratório no decorrer deste ano.  

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades