Medindo intervalo QT através de dispositivos inteligentes

No contexto da pandemia de Covid-19 dispositivos inteligentes foram indicados como monitores de arritmias e prolongamento do intervalo QT.

A pandemia da Covid-19 trouxe vários desafios ao mundo, ao passo que também pode ser encarado como um período de grandes avanços científicos. Durante as pesquisas clínicas, drogas como hidroxicloroquina e azitromicina foram elencadas no arsenal terapêutico da doença. Por esse motivo uma preocupação com arritmias cardíacas por prolongamento do intervalo QT preocupou a comunidade médica.

Diversos protocolos de monitorização desses pacientes foram desenvolvidos e tecnologias foram aventadas para auxiliar nessa tarefa. Foi nesse sentido que o American College of Caridology indicou dispositivos inteligentes (smartwatches), previamente utilizados para detecção de fibrilação atrial, como possibilidade de monitorização de arritmias e prolongamento do intervalo QT.

Leia também: Anvisa autoriza aplicativos de eletrocardiograma e aferição da pressão arterial

Relógios inteligentes (smartwatches) são utilizados para medir o intervalo QT

Testes práticos

Foi com a intenção de testar os relógios inteligentes na medição do prolongamento do intervalo QT, que um estudou avaliou 100 pessoas consecutivamente, em ritmo sinusal que se apresentaram a departamentos de emergência. O dispositivo era capaz de reproduzi 1 canal de ECG, sendo então medido em três lugares a fim de contemplar 3 derivações (DI no punho esquerdo, DII no tornozelo esquerdo e V6 na linha axilar anterior). Um cardiologista, utilizando um software específico mediu e corrigiu o intervalo QT de acordo com a fórmula de Bazett.

A média de idade da população era de 67 anos, 59% eram homens e 35% tinha diagnóstico de doença cardíaca. A frequência cardíaca do dispositivo batia com a frequência cardíaca medida no ECG convencional de 12 derivações. Os intervalos QT variaram de 336 a 530 ms. Oito pacientes foram identificados como alto risco de arritmias tanto pelo ECG quanto pelo relógio.

O QT não pode ser medido em todas as derivações em todos os pacientes pelo relógio devido à baixa amplitude da onda T, artefatos e interferências, ou os dois.

Saiba mais: Whitebook: como é a abordagem da Síndrome do QT curto?

Conclusão

Por fim, o estudo concluiu que o relógio inteligente foi capaz de medir corretamente o intervalo QT em 84% dos casos quando avaliado no punho e 94% quando foi medido em mais de uma derivação.

Esses achados abrem precedentes para utilização de dispositivos inteligentes na monitorização de complicações em tratamentos que envolvem o prolongamento do intervalo QT como efeito colateral.

Whitebook

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.