Meditação pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

A American Heart Association (AHA) revisou sistematicamente os dados sobre os potenciais benefícios da meditação sobre o risco cardiovascular.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Muitos estudos já relataram os benefícios da meditação, uma técnica acessível e de baixo custo que pode ser uma terapia complementar atraente e rentável para os tratamentos médicos mais tradicionais. Pensando nisso, a American Heart Association (AHA) revisou sistematicamente os dados sobre os potenciais benefícios da meditação sobre o risco cardiovascular.

Os estudos dos efeitos da meditação sobre o risco cardiovascular analisados incluíram aqueles que investigaram a resposta fisiológica ao estresse, cessação do tabagismo, redução da pressão arterial, resistência à insulina e síndrome metabólica, função endotelial, isquemia miocárdica induzível e prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares.

Conclusões

– Para a prevenção primária, dois estudos de curto prazo relataram “surpreendentes reduções de mortalidade” com a meditação, mas os resultados exigem confirmação em estudos maiores.

– Para a prevenção de eventos cardiovasculares recorrentes, os dados podem ser caracterizados como de qualidade média, mas não definitivamente estabelecendo benefícios.

– Estudos observacionais sugerem efeitos duradouros na fisiologia e anatomia do cérebro, o que fornece alguma plausibilidade biológica para consequências benéficas no risco cardiovascular.

– Muitos estudos sugerem um benefício nos desfechos psicológicos e psicossociais.

– O efeito sobre a pressão arterial variou consideravelmente em todos os estudos.

Em geral, estudos de meditação sugerem um possível benefício no risco cardiovascular, embora a qualidade e a quantidade de dados sejam modestos.

Tendo em vista os baixos custos e riscos dessa intervenção, a AHA sugere que a meditação seja considerada como um complemento da redução do risco cardiovascular por aqueles interessados ​​nesta modificação no estilo de vida, com o entendimento de que os benefícios dessa intervenção ainda devem ser melhor estabelecidos.

Pesquisas adicionais sobre meditação e risco cardiovascular estão garantidas. Veja a revisão completa da AHA nesse link.

Veja também: ‘Alimentos e a saúde cardiovascular: o que faz bem?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Meditation and Cardiovascular Risk Reduction. A Scientific Statement From the American Heart Association. https://doi.org/10.1161/JAHA.117.002218. Journal of the American Heart Association. 2017;6:e002218. Originally published September 28, 2017

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades