Melatonina pode aumentar a agressividade em homens

Um novo estudo chinês, publicado na Psychopharmacology, mostrou resultados surpreendentes: a melatonina melhorou o sono, mas aumentou a agressividade em homens.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um novo estudo chinês, publicado na Psychopharmacology, mostrou resultados surpreendentes: a melatonina melhorou o sono, mas aumentou a agressividade em homens.

A melatonina, um hormônio liberado preferencialmente pela glândula pineal durante a noite, afeta ritmos circadianos e processos de envelhecimento. A administração exógena de melatonina é frequentemente utilizada para melhorar os distúrbios do sono e até mesmo a enxaqueca.

Dados sugerem que a melatonina pode afetar cognição e interações sociais e, estudos realizados com camundongos indicam também um aumento na agressividade. Pensando nisso, pesquisadores chineses investigaram o impacto na agressividade humana.

Veja também: ‘Melatonina: uso correto e potencial efeito terapêutico’

Nesse estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, participantes (n = 63) saudáveis completaram questionários sobre sono, estados emocionais, agressão, impulsividade e preferência circadiana.

Após administração oral de melatonina (5 mg) ou placebo, os participantes completaram testes auditivos para ruído suportável mais alto e ruído audível mais silencioso. Depois, foram submetidos a competições, nas quais o vencedor poderia selecionar uma punição alta ou baixa contra o perdedor. No total, foram realizadas quatro sessões, cada uma com 10 rodadas.

Pacientes que ingeriram melatonina selecionaram punições severas mais frequentemente do que aqueles que ingeriram placebo (57% versus 42%).

Pelos resultados, os pesquisadores sugerem que para pacientes irritáveis ou agressivos que tenham tomado melatonina pode ser indicado um período experimental de descontinuação.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags