Mesentério: o novo órgão do corpo humano

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. O corpo humano, mesmo após anos de pesquisas, continua sendo descoberto. Um estudo realizado durante seis anos na Irlanda considerou o mesentério como o 79º órgão. O que antes era visto como um tecido, na verdade é uma estrutura única, contínua e simples, e não fragmentada, como acreditavam. A conclusão …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O corpo humano, mesmo após anos de pesquisas, continua sendo descoberto. Um estudo realizado durante seis anos na Irlanda considerou o mesentério como o 79º órgão. O que antes era visto como um tecido, na verdade é uma estrutura única, contínua e simples, e não fragmentada, como acreditavam. A conclusão foi de pesquisadores da Universidade de Limerick, que publicaram um artigo no periódico Lancet Gastroenterology & Hepatology.

Apesar de não abranger outras características mesentério, o estudo abre novos caminhos na compreensão de doenças do aparelho digestivo e seus tratamentos. O próximo passo é descobrir as outras funções do agora denominado órgão, que proporciona a ligação da parede do abdômen com o intestino e sustentação.

Veja também: ‘Um novo antibiótico contra infecções intra-abdominais está a caminho!’

Além disso, já era sabido que o órgão permite a irrigação sanguínea e, como muitas doenças que afetam o intestino são decorrentes de problemas relacionados a isso, estudá-las pelo ponto de vista do mesentério pode trazer novas descobertas. A nova classificação pode ainda ajudar a aprimorar técnicas de tratamentos e até mesmo de cirurgias.

Os primeiros resultados da pesquisa foram apresentados em 2012, e, desde então, mais provas foram coletadas para comprovar a tese. Mas os pesquisadores da universidade irlandesa não foram os únicos a considerar a descoberta. A 41ª edição do Gray’s Anatomy, publicada no ano passado, também já classificava o mesentério como um órgão.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • The mesentery: structure, function, and role in disease. Coffey J O’Leary D. The Lancet Gastroenterology & Hepatology, 2016. vol: 1 (3) pp: 238-247. DOI: 10.1016/S2468-1253(16)30026-7
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão