Mesentério: o novo órgão do corpo humano

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. O corpo humano, mesmo após anos de pesquisas, continua sendo descoberto. Um estudo realizado durante seis anos na Irlanda considerou o mesentério como o 79º órgão. O que antes era visto como um tecido, na verdade é uma estrutura única, contínua e simples, e não fragmentada, como acreditavam. A conclusão …

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O corpo humano, mesmo após anos de pesquisas, continua sendo descoberto. Um estudo realizado durante seis anos na Irlanda considerou o mesentério como o 79º órgão. O que antes era visto como um tecido, na verdade é uma estrutura única, contínua e simples, e não fragmentada, como acreditavam. A conclusão foi de pesquisadores da Universidade de Limerick, que publicaram um artigo no periódico Lancet Gastroenterology & Hepatology.

Apesar de não abranger outras características mesentério, o estudo abre novos caminhos na compreensão de doenças do aparelho digestivo e seus tratamentos. O próximo passo é descobrir as outras funções do agora denominado órgão, que proporciona a ligação da parede do abdômen com o intestino e sustentação.

Veja também: ‘Um novo antibiótico contra infecções intra-abdominais está a caminho!’

Além disso, já era sabido que o órgão permite a irrigação sanguínea e, como muitas doenças que afetam o intestino são decorrentes de problemas relacionados a isso, estudá-las pelo ponto de vista do mesentério pode trazer novas descobertas. A nova classificação pode ainda ajudar a aprimorar técnicas de tratamentos e até mesmo de cirurgias.

Os primeiros resultados da pesquisa foram apresentados em 2012, e, desde então, mais provas foram coletadas para comprovar a tese. Mas os pesquisadores da universidade irlandesa não foram os únicos a considerar a descoberta. A 41ª edição do Gray’s Anatomy, publicada no ano passado, também já classificava o mesentério como um órgão.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • The mesentery: structure, function, and role in disease. Coffey J O’Leary D. The Lancet Gastroenterology & Hepatology, 2016. vol: 1 (3) pp: 238-247. DOI: 10.1016/S2468-1253(16)30026-7

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.