Metformina pode ser usada para prolongar a gestação em pré-eclâmpsia pré-termo?

Um ensaio clínico randomizado avaliou o uso da metformina de liberação estendida em pacientes com risco de parto pré-termo devido à pré-eclâmpsia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de morbidade e mortalidade materna e fetal é a pré-eclâmpsia/eclâmpsia. No Brasil a eclâmpsia tem uma prevalência de 5,2 casos em 1000 nascidos vivos, variando de 2,2:1000 em áreas mais desenvolvidas a 8,3:1000 naquelas áreas menos desenvolvidas.

Por isso, maneiras para evitar pré-eclâmpsia/eclâmpsia e parto prematuro tem sido estudada por diversos pesquisadores ao redor do mundo.

gestante em hospital após uso de metformina para prolongar gestação

Metformina para prolongar gestação pré-termo

Recentemente, foi publicado um ensaio clínico randomizado duplo-cego no British Medical Journal (BMJ), com o objetivo de avaliar o uso da metformina de liberação estendida em pacientes com risco de parto pré-termo devido à pré-eclâmpsia.

Participaram do estudo 180 mulheres com pré-eclâmpsia entre 26 + 0 a 31 + 6 semanas de gestação, 90 gestantes foram randomizadas para o uso de metformina de liberação estendida na dose de 03g/dia e 90 gestantes entraram no grupo que receberam placebo.

Leia também: Gestante com diagnóstico de pré-eclâmpsia: quando realizar o parto?

Conclusões

De acordo com os autores, as pacientes que receberam o fármaco estenderam a gestação em uma semana quando comparado com o grupo placebo. Estudos em animais mostraram que a metformina tem potencial de melhorar a invasão trofoblástica, diminuindo o estresse oxidativo do tecido placentário, podendo ser uma droga usada nas pacientes com risco de pré-eclâmpsia precoce.

Porém, mais estudos são necessários para que essa recomendação faça parte dos protocolos institucionais. Cluver termina seu artigo destacando que possivelmente o uso de metformina nessas pacientes diminuiria a internação dos recém-nascidos em unidades de terapia intensiva neonatal.

Mais da autora: O uso de ácido acetilsalicílico na prevenção da pré-eclâmpsia

Referências bibliográficas:

  1. Cluver C A, Hiscock R, Decloedt E H, Hall D R, Schell S, Mol B W et al. Use of metformin to prolong gestation in preterm pre-eclampsia: randomised, double blind, placebo controlled trial BMJ 2021; 374 :n2103 doi: 10.1136/bmj.n2103
  2. Peraçoli JC, Borges VT, Ramos JG, Cavalli RC, Costa SH, Oliveira LG, et al. Pré-eclâmpsia/eclâmpsia. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); 2018. (Protocolo Febrasgo – Obstetrícia, nº 8/Comissão Nacional Especializada em Hipertensão na Gestação).
  3. Folha informativa: mortalidade materna. Organização Mundial de Saúde – OMS, 2020. https://www.paho.org/pt/node/63100

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.