Método Western Blotting é o mais indicado para diagnóstico de toxoplasmose congênita?

A maior parte das crianças com toxoplasmose congênita não demonstra sinais ou sintomas no nascimento. Sem acompanhamento, existe risco de sequelas tardias.

A maior parte das crianças com toxoplasmose congênita (TC) não demonstra sinais ou sintomas no nascimento. Sem o acompanhamento adequado, existe um risco de desenvolver sequelas tardias. Por isso, é necessário uma avaliação precoce e rápida. Pensando nisso, pesquisadores analisaram o método Western Blotting para diagnóstico de TC.

Para esta análise, pesquisadores acompanharam 47 mães com toxoplasmose adquirida na gravidez e seus filhos, entre 2011 e 2014. O teste para detecção de IgG anti‐Toxoplasma gondii (IgG‐WB) foi considerado positivo quando a criança apresentou anticorpos que reconheciam pelo menos uma banda nas manchas de IgG diferente das bandas da mãe ou com maior intensidade do que a banda materna correspondente, durante os primeiros 3 meses de vida.

Desse grupo, 15 (15,1%) crianças foram diagnosticadas com TC e em 32 (32,3%) esse diagnóstico foi excluído. Os sintomas foram observados em 12 crianças (80%) e os mais frequentes foram:

  • calcificação cerebral – em nove (60%)
  • coriorretinite – em oito (53,3%)
  • e hidrocefalia – em quatro (26,6%).

Os anticorpos IgM anti‐T. gondii detectados por quimiluminescência (QL) foram encontrados em seis crianças (40%) e a reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção do DNA de T. gondii foi positiva em cinco de sete reações (71,4%).

A sensibilidade do IgG‐WB foi de 60% ([IC] = 95%, 32,3 a 83,7%] e a especificidade foi de 43,7% ([IC] = 95%, 26,7 a 62,3%). A sensibilidade do IgG‐WB aumentou para 76% quando relacionada à pesquisa de IgM anti‐T. gondii e 89,1% quando relacionada à pesquisa de PCR.

O método Western Blotting mostrou maior sensibilidade do que a detecção de IgM anti‐T. gondii. Pelos achados, os pesquisadores recomendam seu uso para o diagnóstico em associação com outros marcadores de infecção congênita.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Evaluation of the Western blotting method for the diagnosis of congenital toxoplasmosis. Capobiango J Monica T Ferreira F Mitsuka‐Breganó R Navarro I et. al. Jornal de Pediatria (Versão em Português), 2016 vol: 92 (6) pp: 616-623. DOI: 10.1016/j.jpedp.2016.08.005

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades