Micra, o menor marca-passo do mundo chega ao Brasil

Chegou ao país o primeiro dispositivo sem condutores elétricos, considerado o menor marca-passo do mundo. Veja mais no Portal PEBMED.

Chegou ao país o primeiro dispositivo sem condutores elétricos, considerado o menor marca-passo do mundo. Trazido ao Brasil pela empresa americana Medtronic, o equipamento impressiona pelo tamanho: são apenas 20mm de comprimento, similar a uma cápsula de vitamina, pesando menos de 2g, o que permite que o implante seja minimamente invasivo. 

“Felizmente essa tecnologia chegou ao país! Trata-se de uma grande revolução e aguardada há muitos anos pelos profissionais da área. Diversos procedimentos com o Micra foram realizados em outros países, mostrando-se muito seguro e com baixas taxas de complicações durante os procedimentos. O dispositivo é o mais revolucionário do mercado e, no Brasil, há poucos especialistas aptos a implantar esse equipamento, que será introduzido pelo acesso femoral”, comemorou o cardiologista Carlos Eduardo Duarte, especializado em estimulação cardíaca da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED. 

E complementou afirmando ser um procedimento que traz menos riscos para os pacientes. “A expectativa é que reduza ou zere algumas das complicações causadas pelos tradicionais marca-passos. Alguns casos levam até a necessidade de extração dos eletrodos.Outro ponto é que a cirurgia é minimamente invasiva, não exigindo cortes. O procedimento com o Micra é mais qualitativo e simples de ser conduzido”, disse o cardiologista. 

Cerca de 300 mil brasileiros utilizam marca-passos no país e 49 mil realizam o implante deste tipo de dispositivo por ano, segundo dados do último Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, realizado em 2019.

Saiba mais: novas diretrizes para o uso de marca-passo e ressincronizador

marca-passo

Mais vantagens 

Os marca-passos tradicionais deixam uma elevação visível na pele na região acima do coração. No caso deste modelo apelidado de Micra, a discrição é preservada, proporcionando liberdade aos pacientes que não ficam com traumas estéticos e podem praticar exercícios físicos com maior tranquilidade. 

Outra vantagem é que a falta de eletrodos reduz o risco de infecção grave causada pelo contato dos cabos com a corrente sanguínea e elimina as infecções da pele do tórax no local do implante, uma vez não é raro alguns pacientes precisarem fazer a extração dos cabos-eletrodos por conta do grau de infecção, microfraturas ou tromboses causadas pelos extensos eletrodos. 

Entretanto, a maior vantagem desse micro marco-passo está na performance do equipamento, e de como o sistema venoso fica preservado para uma possível necessidade de tratamentos futuros, como hemodiálise ou quimioterapia. 

Outro benefício é a durabilidade da bateria, de até 12 anos. A maioria dos dispositivos convencionais possui, em média, durabilidade apenas de seis a oito anos.

Principais indicações 

O Micra é indicado para reverter qualquer diminuição da pulsação cardíaca que coloca a vida do paciente em risco, por conta de complicações de saúde que não poderiam implantar o marca-passo convencional. 

Porém, esse marca-passo também é indicado para qualquer redução da pulsação cardíaca que dê indícios de riscos para o paciente. “O ser humano nasce com o ritmo normal de 150 batimentos por minuto. Com o passar dos anos, essa frequência costuma cair. Se chegar a menos de 50 batidas por minuto, pode ser indício de uma bradicardia e merece atenção. No entanto, nem toda bradicardia necessitará de reversão. É preciso considerar a rotina do paciente, se é um atleta ou uma pessoa sedentária, para diagnosticar a necessidade da implantação do marca-passo”, esclareceu o cardiologista Carlos Eduardo Duarte. 

O especialista destacou ainda que a necessidade de implantação de marca-passos tem aumentado com o envelhecimento da população. “No Brasil ainda impera um falso conceito de uso de marca-passo somente como a última opção terapêutica. Se comparado aos países vizinhos, Argentina e Uruguai, o número de implantes do país é significativamente menor, o que reflete diretamente no aumento de doenças cardíacas e óbitos. É importante ressaltar três pontos para conscientizar a população. Primeiro, a maioria dos óbitos causados por diminuição da frequência cardíaca poderia ser evitada. Segundo, houve uma evolução no processo de implantação de marca-passos, uma vez que não é preciso abrir a caixa torácica e agora também dispensará os cabos-eletrodos. Terceiro, o marca-passo não é um vilão, muito pelo contrário, depois de implantado há uma melhora significativa na disposição e qualidade de vida, além de prevenir fatalidades”, ressaltou o médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Custo da tecnologia 

Um procedimento para implante de marca-passo convencional custa em média R$ 25 mil. Já com o Micra pode chegar a cinco vezes esse valor. 

“Ter uma inovação desta magnitude no hospital valoriza tanto a instituição, por trazer uma técnica de alta performance para o paciente, que mesmo sem estar no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi coberta pelo plano de saúde nesta sua primeira cirurgia na capital paulista em nosso hospital”, concluiu o cardiologista Carlos Eduardo Duarte.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades