Mídias digitais x déficit de atenção e hiperatividade: o que esperar desta relação?

Um estudo publicado no JAMA evidenciou a relação entre o uso frequente de mídias digitais e o aumento de chance de desenvolver TDAH.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Facebook, YouTube, Twitter, WhatsApp, estamos cercados de tecnologias de tal forma que é difícil pensarmos em nossas vidas fora do universo digital. Porém, esta exposição contínua e cada vez mais precoce pode trazer impactos negativos em termos de saúde. Um estudo publicado no JAMA, esta semana, evidenciou a relação entre o uso frequente de mídias digitais e o aumento de chance de desenvolver transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) entre adolescentes.

O TDAH é uma condição psiquiátrica envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os sintomas afetam o funcionamento cognitivo, acadêmico, comportamental, emocional e social. Como fatores ambientais não genéticos estão associados ao TDAH adolescente, o aumento da exposição a fatores de risco ambientais pode contribuir para o aumento das taxas de TDAH nessa população.

No estudo publicado, o objetivo era determinar se a frequência do uso de mídia digital entre pessoas de 15 e 16 anos sem sintomas significativos de TDAH está associada à ocorrência subsequente de sintomas do transtorno durante um acompanhamento de 24 meses.

LEIA MAIS: Diagnóstico e tratamento de TDAH na idade pré-escolar

A análise foi feita com 2.587 estudantes, que foram questionados sobre o uso de 14 plataformas digitais comuns. Os principais resultados foram:

  • 9,5% das crianças que apresentaram alto uso em metade das plataformas (total de sete) pesquisadas desenvolveram sintomas de TDAH;
  • 10,5% das crianças que apresentaram alto uso em todas as plataformas (total de 14) desenvolveram sintomas de TDAH;
  • 4,6% das crianças que não relataram uso frequente de nenhuma mídia digital desenvolveram sintomas de TDAH.

O estudo concluiu que entre os adolescentes acompanhados do período da coorte, houve uma associação estatisticamente significativa, porém modesta, entre maior frequência de uso de mídia digital e subsequentes sintomas de TDAH. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer a relação, principalmente porque, pelo delineamento do estudo, não é possível afirmar que se trate de uma relação causal, ou seja, que a tecnologia seja de fato causa de terem desenvolvido os sintomas.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades