Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
Mielite é tudo igual? Claro que não!
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo

Mielite transversa: complicação rara associada à vacinação por covid-19?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Com a aplicação em larga escala das vacinas contra covid-19, o processo de farmacovigilância passou a identificar eventos adversos que podem estar associados à vacinação. 

Alguns eventos raros estão sendo associados a plataformas específicas, como é o caso de síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS) e a vacina Astrazeneca. Por sua baixa frequência, o conhecimento dessas associações é importante para manter um alto nível de suspeição diante de um caso. Eventos neurológicos, como mielite transversa, estão entre essas situações de atenção. 

mielite transversa

Mielite transversa e vacinas contra covid-19 

Recentemente, o Comitê de Avaliação de Risco e Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adicionou quadros de mielite transversa como possíveis eventos adversos de frequência relacionados à vacinação com as vacinas Astrazeneca e Janssen.  

A decisão foi tomada após revisão de casos relatados em todo o mundo, incluindo os que estão registrados no banco de dados de vigilância de eventos adversos suspeitos europeu e outros dados reportados na literatura científica. O Comitê concluiu que uma associação causal entre essas vacinas e quadros de mielite transversa é uma possibilidade razoável. Com isso, mielite transversa passa a ser considerada um evento adverso de frequência indefinida. 

Entretanto, é importante destacar que a própria agência, em seu comunicado, afirma que a relação risco-benefício de ambas as vacinas não foi alterado. Sendo assim, a vacinação continua sendo recomendada. 

Mielite transversa: o que é e quando suspeitar? 

Mielite transversa aguda é um grupo de desordens inflamatórias que resultam em lesão neural da medula vertebral, sendo um processo inflamatório localizado. É uma condição rara, cuja fisiopatologia ainda tem pontos desconhecidos. Não parece haver predisposição familiar e nem étnica para seu desenvolvimento e nem variação geográfica de incidência. 

A apresentação clínica costuma ser aguda a subaguda e pode ser variada, com comprometimento das vias sensorial, piramidal e autonômica em diferentes graus. Inicialmente, tônus muscular e reflexos podem estar diminuídos ou ausentes, mas, com o tempo, espasticidade e hiper-reflexia podem ser observados. Sintomas sensitivos são comuns, incluindo parestesias e disestesias. Disfunção autonômica também é frequente, podendo se manifestar como alterações vesicais, sexuais, gastrointestinais, cardiovasculares ou de termorregulatórias. 

Possíveis etiologias 

A associação de mielite transversa como possível evento adverso de vacinação não é exclusiva das vacinas contra covid-19. Outras vacinas já foram implicadas como gatilhos, tais como vacinas contra varíola, sarampo e Influenza. Contudo, essas associações são consideradas muito raras e diversas outras condições estão associadas a quadros de mielite transversa. 

Por esse motivo, diante de um caso suspeito, deve-se ter em mente outras etiologias, que devem ser adequadamente investigadas. Entre as causas de mielite transversa, já foram descritas: desordens desmielinizantes adquiridas, doenças autoimunes sistêmicas, neurosarcoidose, parainfecciosa, síndromes paraneoplásicas, mielite atópica e medicamentos e toxinas. Além disso, a mielite transversa pode ser idiopática. 

Mensagens práticas

  • Mielite transversa foi classificada como possível evento adverso relacionado às vacinas Astrazeneca e Janssen. A agência de vigilância europeia classificou-a como evento adverso de frequência indefinida, embora sua ocorrência seja muito rara. 
  • O desenvolvimento de sintomas neurológicos de forma aguda compatíveis com lesão medular com associação temporal com vacinação deve levantar a suspeita de mielite transversa. Entretanto, é importante ter em mente que outras etiologias devem ser corretamente investigadas, sendo a associação com a vacinação um diagnóstico de exclusão. 
  • Apesar da recomendação da EMA, a vacinação contra covid-19 continua sendo um dos principais pilares para a prevenção da doença e controle da pandemia e deve ser encorajada. 
  • Suspeitas de reações vacinais devem ser notificados para que sejam adequadamente investigados, preferencialmente pelo sistema e-SUS Notifica. 

Referências bibliográficas: 

  • European Medicines Agency. Meeting highlights from the Pharmacovigilance Risk Assessment Committee (PRAC) 10 – 13 January 2022. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/news/meeting-highlights-pharmacovigilance-risk-assessment-committee-prac-10-13-january-2022 
  • Beh SC, Greenberg BM, Frohman T, Frohman EM. Transverse myelitis. Neurol Clin. 2013 Feb;31(1):79-138. doi: 10.1016/j.ncl.2012.09.008. 
  • Krishnan C, Kaplin AI, Deshpande DM, Pardo CA, Kerr DA. Transverse Myelitis: pathogenesis, diagnosis and treatment. Front Biosci. 2004 May 1;9:1483-99. doi: 10.2741/1351. 
  • West TW, Hess C, Cree BA. Acute transverse myelitis: demyelinating, inflammatory, and infectious myelopathies. Semin Neurol. 2012 Apr;32(2):97-113. doi: 10.1055/s-0032-1322586. Epub 2012 Sep 8. 
  • Kerr DA, Ayetey H. Immunopathogenesis of acute transverse myelitis. Curr Opin Neurol. 2002 Jun;15(3):339-47. doi: 10.1097/00019052-200206000-00019. 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.