Mini-rins cultivados em laboratório oferecem pistas para doença renal

Organoides cultivados com células-tronco pluripotentes estão fornecendo aos cientistas uma nova maneira de modelar doenças e testar medicamentos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Organoides cultivados com células-tronco pluripotentes estão fornecendo aos cientistas uma nova maneira de modelar doenças e testar medicamentos.

Pesquisadores europeus estão cultivando rins com cerca de 6 mm e 100 néfrons. Os organoides são prematuros e não podem mover urina para fora do rim. Eles são equivalentes ao órgão de um feto no início do segundo trimestre da gravidez. Por causa desta semelhança, a equipe começou a pesquisa com doenças renais de início precoce em crianças, como as geneticamente herdadas.

Para identificar onde e quando a mutação poderia ter ocorrido, foram cultivados três organoides renais: um com células de uma criança afetada com insuficiência renal recessiva de início precoce, um controle com células de um parente próximo, mas não afetado, e um segundo controle com células de uma pessoa não relacionada. Em seguida, eles usaram tecnologia de edição de genes para correção.

Veja também: ‘Cientistas consertam fraturas com ossos impressos em 3D’

Os pesquisadores esperam que, ao compreender as bases moleculares do desenvolvimento renal normal e da doença, eles serão capazes de desenvolver terapias que levarão o rim a se curar. A previsão é de que, eventualmente, os cientistas serão capazes de pegar células de um paciente e cultivar um rim personalizado.

Organoides

Em 2007, uma pesquisa mostrou que as células somáticas humanas podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes e formar qualquer tipo de célula. Isso levou ao desenvolvimento de protocolos para “convencer” as células a atingir um ponto final específico, tornando possível o cultivo de coração, pulmão e rins em placas de Petri.

Diferentes campos da medicina vão se beneficiar de organoides de maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser usados como uma ferramenta para estudar o câncer ou como uma forma de teste para tratamentos personalizados.

Nefrolitíase – conduta médica em Urologia: baixe GRÁTIS nosso e-book!

250-BANNER6

Referências:

  • European Society of Gene and Cell Therapy (ESGCT) 2016 Annual Congress. Presented October 20, 2016.
  • Mini-Kidneys Grown in a Petri Dish Offer Clues to Disease. Medscape. Oct 31, 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.