Mini-rins cultivados em laboratório oferecem pistas para doença renal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Organoides cultivados com células-tronco pluripotentes estão fornecendo aos cientistas uma nova maneira de modelar doenças e testar medicamentos.

Pesquisadores europeus estão cultivando rins com cerca de 6 mm e 100 néfrons. Os organoides são prematuros e não podem mover urina para fora do rim. Eles são equivalentes ao órgão de um feto no início do segundo trimestre da gravidez. Por causa desta semelhança, a equipe começou a pesquisa com doenças renais de início precoce em crianças, como as geneticamente herdadas.

Para identificar onde e quando a mutação poderia ter ocorrido, foram cultivados três organoides renais: um com células de uma criança afetada com insuficiência renal recessiva de início precoce, um controle com células de um parente próximo, mas não afetado, e um segundo controle com células de uma pessoa não relacionada. Em seguida, eles usaram tecnologia de edição de genes para correção.

Veja também: ‘Cientistas consertam fraturas com ossos impressos em 3D’

Os pesquisadores esperam que, ao compreender as bases moleculares do desenvolvimento renal normal e da doença, eles serão capazes de desenvolver terapias que levarão o rim a se curar. A previsão é de que, eventualmente, os cientistas serão capazes de pegar células de um paciente e cultivar um rim personalizado.

Organoides

Em 2007, uma pesquisa mostrou que as células somáticas humanas podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes e formar qualquer tipo de célula. Isso levou ao desenvolvimento de protocolos para “convencer” as células a atingir um ponto final específico, tornando possível o cultivo de coração, pulmão e rins em placas de Petri.

Diferentes campos da medicina vão se beneficiar de organoides de maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser usados como uma ferramenta para estudar o câncer ou como uma forma de teste para tratamentos personalizados.

Nefrolitíase – conduta médica em Urologia: baixe GRÁTIS nosso e-book!

250-BANNER6

Referências:

  • European Society of Gene and Cell Therapy (ESGCT) 2016 Annual Congress. Presented October 20, 2016.
  • Mini-Kidneys Grown in a Petri Dish Offer Clues to Disease. Medscape. Oct 31, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.