Ministério da Saúde anuncia acordo para redução de açúcar nos produtos

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça, 28 de novembro, um acordo nacional para diminuição na quantidade de açúcar nos alimentos industrializados.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça, 28 de novembro, um acordo nacional para diminuição na quantidade de açúcar nos alimentos industrializados. O objetivo é que a medida reduza até 114 mil toneladas no consumo de açúcar até 2022. A negociação inclui a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e 68 empresas alimentícias produtoras de aproximadamente 1140 produtos como bolos, massas, refrigerantes, sucos, laticínios e biscoitos recheados.

Segundo nota oficial do Ministério da Saúde, a diminuição pretendida nos níveis de açúcar é de 62,4% em biscoitos; 53,9% nos produtos lácteos; 46,1% nas misturas para bolo; 33,8% nas bebidas açucaradas; 32,4% em bolos,  e 10,5% em achocolatados.

O excesso no consumo de açúcar pode causar diversos males no organismo, como obesidade e diabetes. Estudos recentes associaram o açúcar a um maior risco de eventos cardiovasculares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo da substância seja de aproximadamente 10% das calorias ingeridas diariamente, a mais recente recomendação da American Heart Association (AHA) orienta que o limite seja de 5%, equivalente a 25 g por dia. No entanto, a média de consumo de açúcar do brasileiro é 50% maior do que o recomendado.

Leia mais: Existe uma quantidade segura para consumo do açúcar?

Conforme declarações do atual ministro da Saúde Gilberto Occhi, a medida visa despertar na sociedade a necessidade de cuidar da saúde por meio de uma alimentação saudável. Cabe ressaltar que a diminuição no açúcar não significa substituição do ingrediente por similares, como adoçantes, por exemplo.

“O acordo vai ajudar a melhorar a conscientização da população na busca de alimentos mais saudáveis. O apoio da indústria na redução do açúcar permitirá que população busque uma vida mais saudável e tenha menos problemas de doenças que possam ser evitadas. É importante que nós tenhamos avanços dessa natureza”, relatou o ministro.

A redução de açúcar nos alimentos industrializados será monitorada a cada dois anos pela Anvisa, com a primeira verificação programada para 2020.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades