Ministério da Saúde atualiza lista com 165 novas doenças relacionadas ao trabalho

As mudanças vão contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância que possibilitem locais de trabalho mais seguros.

Criada há 24 anos, a lista de doenças relacionadas ao trabalho foi atualizada pelo Ministério da Saúde com a inclusão de 165 novas patologias causadoras de danos à integridade física ou mental dos trabalhadores.  

As novas condições incluem covid-19, doenças de saúde mental, distúrbios músculoesqueléticos e alguns tipos de cânceres. Ao todo a lista possui 347 códigos diagnósticos. 

Segundo o Ministério da Saúde “As mudanças na lista vão contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância que possibilitem locais de trabalhos mais seguros e saudáveis. A nova lista atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal.” 

Saiba mais: Psicoterapias para o transtorno de ansiedade generalizada em adultos

Ministério da Saúde atualiza lista com 165 novas doenças relacionadas ao trabalho

Ministério da Saúde atualiza lista com 165 novas doenças relacionadas ao trabalho

Saúde do trabalho 

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2007 e 2022, só no SUS, foram atendidos 3 milhões de trabalhadores com alguma doença ocupacional, sendo que 52,9% dos casos foram graves. Em 2023 já são quase 400 mil notificações. 

Os dados do período analisado mostram que a maior parte dos enfermidades são geradas por exposição a material biológico, seguido de contato com animais peçonhentos e lesões por esforços repetitivos (LER) 

Leia também: Evidência da psicoterapia psicodinâmica para transtornos mentais

Anúncio da atualização 

A lista com as novas doenças relacionadas foi apresentada durante encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), criada em 2002, e que conta com 2015 unidades, atuando na integração das ações do Ministério da Saúde relacionados à saúde do trabalhador, com as secretarias de saúde de estados, municípios e do Distrito Federal. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo