Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

O paciente era um homem imunossuprimido de 41 anos que tratava diversas doenças, entre elas, um câncer. Veja mais.

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira, 29, a primeira morte pela varíola dos macacos no Brasil. O paciente era um homem imunossuprimido de 41 anos que tratava diversas doenças, entre elas, um câncer.  

O homem foi internado em um hospital público de Belo Horizonte (MG) e depois direcionado à unidade de terapia intensiva (UTI). De acordo com o Ministério, o que causou o óbito foi um choque séptico, que foi agravado com a varíola dos macacos. 

Segundo dados da OMS, essa é a primeira morte pela doença fora do continente africano.  

varíola dos macacos

Panorama internacional

No último dia 23, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. “Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, declarou ele. 

A doença

Monkeypox é considerada uma zoonose viral. Embora inicialmente descrita em macacos (de onde vem o nome de “varíola dos macacos”), outros animais provavelmente apresentam maior importância como reservatórios na manutenção da circulação do vírus na natureza. 

Entre humanos, a transmissão se dá por contato próximo direto com secreções respiratórias e lesões cutâneas de pessoas com a doença em fase ativa ou com contato com superfícies contaminadas. A transmissão por contato é considerada como a forma principal e pode perdurar por todo o período de doença. 

 Diferente de outras infecções virais com manifestação cutânea, como a varicela ou herpes-zoster, o período de transmissão se encerra somente quando todas as crostas desaparecem. A transmissão respiratória é por gotícula e associada a contato prolongado. Saiba mais aqui. 

Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades