Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Ministério da Saúde e Fiocruz lançam programa educacional de enfrentamento da Covid-19 e de outras doenças virais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Mato Grosso do Sul lançaram o Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no enfrentamento da Covid-19 e outras doenças virais (VigiEpidemia). 

O programa tem como objetivo qualificar 80 mil profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional para realizar o cuidado e enfrentamento de doenças virais, a partir de ações integradas da vigilância em saúde, a fim de melhorar a articulação e organização dos processos de trabalho na área. 

doenças virais

Conteúdo programático 

A iniciativa é direcionada a trabalhadores da saúde, gestores e estudantes da área. As aulas serão realizadas em quatro módulos auto instrucionais e mais dois módulos com tutoria, como forma de complementação do programa de certificação de especialização. Ao final de cada módulo o aluno será avaliado e receberá um certificado. 

Os cursos ainda contarão com recursos educacionais, como e-books, podcasts e videoaulas, sendo possível ainda esclarecer dúvidas com professores especialistas. 

Importância do programa educacional 

“Conseguimos antecipar diversos cenários futuros na área de vigilância epidemiológica e assim teremos condições de qualificar e reciclar os gestores do SUS em todos os cantos do país”, destacou a diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine Guilhermino, na abertura do lançamento do programa. 

Já a coordenadora de Educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Débora Dupas, ressaltou o desafio de produzir seis cursos no contexto da pandemia. 

“Fizemos tudo em tempo recorde, mas integralmente pautados na ciência e nas boas práticas, reunindo uma equipe de mais de 80 pessoas. Todos os cursos são de fácil acesso e com recursos diversos e inovadores, que auxiliarão bastante na acumulação de conhecimento e posterior disseminação desse conhecimento, e contribuindo para a tomada de decisões eficazes e de maneira rápida”, esclareceu. 

Na opinião da coordenadora do VigiEpidemia, Sandra Maria do Valle Leone, essa oferta educacional contribui para que os serviços de saúde implementem medidas eficazes, para gerar resultados que colaborem com a preparação e a prevenção futura de surtos epidêmicos. 

“A educação é extremamente importante no processo dos gestores e permite um alcance ainda maior da vigilância. Como costumo dizer, quem vigia, cuida”, disse o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário da Saúde do Espírito Santo, o médico sanitarista Nésio Fernandes de Medeiros Junior, sobre a iniciativa da oferta dos cursos. 

Veja também: Ministério da Saúde promove curso online de reabilitação de pacientes com condições pós-Covid até 2 de maio

Inscrições gratuitas 

O programa é gratuito e os interessados podem se inscrever no site da Fiocruz ou no portal do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). As inscrições estarão abertas até o dia 15 de fevereiro de 2023. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas: 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.