Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes

O Ministério da Saúde lançou projeto para capacitar profissionais de saúde no atendimento a pacientes em urgências, emergências e catástrofes.

O Ministério da Saúde lançou o projeto SOS de Ponta, que visa capacitar cerca de 10 mil profissionais de saúde para fortalecer a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento a pacientes em situações de urgência, emergência e catástrofes com um investimento de R$ 14,3 milhões.

Os cursos serão oferecidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) nas modalidades presencial e a distância a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e profissionais da Força Nacional do SUS, além de profissionais de saúde que atuam na abordagem de pacientes críticos, no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil, gestores de unidades de saúde, gestores estaduais e municipais.

Leia também: Desastres naturais e não naturais: ações de enfermagem na atenção primária à saúde

Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes

Parcerias e projetos

O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, que acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com acompanhamento de 13 meses nas unidades selecionadas.

“Sabemos que é nas urgências e emergências que os pacientes têm o risco maior de óbito ou de complicações graves. Então, essa ação vem para qualificar melhor na ponta os profissionais de saúde para atender melhor a população”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no lançamento do projeto, em Brasília.

O programa vai apoiar também a estruturação de centros formadores dos Núcleos de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para formar profissionais experientes para essas situações extremas.

A ação também propõe a atualização dos protocolos de suporte básico e avançado à vida do SAMU, o que vai contribuir para uma gestão mais eficiente através de ações de educação permanente e ferramentas de apoio à tomada de decisão.

O SOS de Ponta ainda pretende reformular a ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, que constituirá um banco de dados com informações de profissionais qualificados e dispostos a atuar em situações de emergência e catástrofes, além de apoiar o gerenciamento de profissionais voluntários, assim como as gestões municipais e estaduais. A meta é que as ações alcancem os melhores resultados para atender de forma mais eficiente a população em situações de emergência em saúde pública.

Cursos

As capacitações serão realizadas por eixos, com o primeiro deles composto por seis cursos básicos que tratam da abordagem ao paciente crítico nas urgências e emergências, e serão oferecidos a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da Força Nacional do SUS, como suporte básico de vida, suporte avançado de vida cardiovascular, entre outros.

Saiba mais: Medicina Humanitária: mitos e verdades em situações de desastre

Outra novidade é que serão oferecidos ainda cursos de pós-graduação lato sensu aos profissionais de saúde que atuam na abordagem à pacientes críticos e gestores de unidades de saúde, estaduais e municipais, que compõem o segundo eixo focado na gestão de situações de emergência em saúde pública, como Gestão em Situação de Emergência em Saúde e Gestão Hospitalar para Situações com Múltiplas Vítimas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades