Leia mais:
Leia mais:
Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes
Desastres naturais e não naturais: ações de enfermagem na atenção primária à saúde
Como realizar a identificação humana em cadáveres desconhecidos e situações de desastre?

Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde lançou o projeto SOS de Ponta, que visa capacitar cerca de 10 mil profissionais de saúde para fortalecer a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento a pacientes em situações de urgência, emergência e catástrofes com um investimento de R$ 14,3 milhões.

Os cursos serão oferecidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) nas modalidades presencial e a distância a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e profissionais da Força Nacional do SUS, além de profissionais de saúde que atuam na abordagem de pacientes críticos, no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil, gestores de unidades de saúde, gestores estaduais e municipais.

Leia também: Desastres naturais e não naturais: ações de enfermagem na atenção primária à saúde

Ministério da Saúde lança projeto para fortalecer atendimento em situações de urgência, emergência e catástrofes

Parcerias e projetos

O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, que acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com acompanhamento de 13 meses nas unidades selecionadas.

“Sabemos que é nas urgências e emergências que os pacientes têm o risco maior de óbito ou de complicações graves. Então, essa ação vem para qualificar melhor na ponta os profissionais de saúde para atender melhor a população”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no lançamento do projeto, em Brasília.

O programa vai apoiar também a estruturação de centros formadores dos Núcleos de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para formar profissionais experientes para essas situações extremas.

A ação também propõe a atualização dos protocolos de suporte básico e avançado à vida do SAMU, o que vai contribuir para uma gestão mais eficiente através de ações de educação permanente e ferramentas de apoio à tomada de decisão.

O SOS de Ponta ainda pretende reformular a ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, que constituirá um banco de dados com informações de profissionais qualificados e dispostos a atuar em situações de emergência e catástrofes, além de apoiar o gerenciamento de profissionais voluntários, assim como as gestões municipais e estaduais. A meta é que as ações alcancem os melhores resultados para atender de forma mais eficiente a população em situações de emergência em saúde pública.

Cursos

As capacitações serão realizadas por eixos, com o primeiro deles composto por seis cursos básicos que tratam da abordagem ao paciente crítico nas urgências e emergências, e serão oferecidos a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da Força Nacional do SUS, como suporte básico de vida, suporte avançado de vida cardiovascular, entre outros.

Saiba mais: Medicina Humanitária: mitos e verdades em situações de desastre

Outra novidade é que serão oferecidos ainda cursos de pós-graduação lato sensu aos profissionais de saúde que atuam na abordagem à pacientes críticos e gestores de unidades de saúde, estaduais e municipais, que compõem o segundo eixo focado na gestão de situações de emergência em saúde pública, como Gestão em Situação de Emergência em Saúde e Gestão Hospitalar para Situações com Múltiplas Vítimas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.