Ministério da Saúde promove curso online de reabilitação de pacientes com condições pós-Covid até 2 de maio

O Ministério da Saúde está promovendo o curso online de reabilitação do paciente com condições pós-Covid com acesso gratuito até maio.

O Ministério da Saúde está promovendo o curso online de reabilitação do paciente com condições pós-Covid com acesso gratuito até 2 de maio de 2022. Os interessados devem acessar o site e fazer a inscrição.   

A carga horária é de 45 horas e a qualificação, produzida pela Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência/DAET/SAS, foi estruturada a partir da observação de sequelas em pacientes que se recuperaram da Covid-19. 

pós-Covid

Confira as temáticas abordadas

Unidade 1: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-Covid; 

Unidade 2: Reabilitação cardiorrespiratória do mesmo paciente com condições pós-Covid; 

Unidade 3: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de Covid-19. 

O curso visa explicar as consequências e impactos do novo coronavírus, além de reconhecer estratégias de reabilitação e orientações quanto às necessidades de intervenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que se infectaram pela enfermidade. 

Para obter o certificado, é necessário alcançar média igual ou superior a 70% nas atividades, assim como concluir o questionário de avaliação, responder à situação de aprendizagem e passar por todos os recursos educacionais. 

As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da aprendizagem. Já as atividades somativas contabilizam a nota final.

Leia também: OMS desenvolveu uma definição de caso clínico para a condição clínica pós-Covid-19

Serão disponibilizados

  • A resolução de uma situação de aprendizagem, que será disponibilizada no início e ao final do curso, sob a forma de pré e pós-teste;
  • Atividades formativas disponíveis em três recursos educacionais do curso;
  • Um recurso interativo em formato de game que permitirá ao aluno conhecer o fluxograma de acompanhamento e atendimento no processo de reabilitação do paciente com condições pós-Covid na Atenção Primária em Saúde do SUS. Ao final será apresentada ao usuário a pontuação alcançada em cada etapa do recurso e o retorno pedagógico para conhecimento das especificidades abordadas em cada caso clínico; 

Atividades somativas, constituídas de um questionário com dez itens de múltipla escolha, valendo dez pontos cada questão. 

Vale destacar que a plataforma de aprendizagem online disponibilizará três tentativas para resposta de cada atividade somativa, uma tentativa para a situação de aprendizagem e até duas tentativas para as atividades formativas. 

Covid longa 

Conhecida popularmente como Covid longa, a condição pós-covid-19 ganhou status de doença e definição oficial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em outubro de 2021. 

Geralmente, a enfermidade surge três meses após o início da Covid-19, com sintomas que duram, no mínimo, dois meses, e que não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo. 

Já o National Institute for Health and Care Excellence, do Reino Unido, possui uma classificação diferente, considerando Covid longa a persistência de sintomas por quatro a 12 semanas e síndrome pós-covid a manutenção de sintomas por mais de 12 semanas na ausência de um diagnóstico alternativo. 

Após a recuperação da fase aguda da doença, uma em cada cinco pessoas manterão sintomas por cinco semanas ou mais, independente da gravidade da infecção aguda; uma em cada dez pessoas podem, ainda, apresentar sintomas por até 12 semanas ou mais.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.