Ministério da Saúde volta a liberar vacinação de adolescentes contra a Covid-19

O Ministério da Saúde voltou a recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, incluindo jovens sem comorbidades.

O Ministério da Saúde voltou a recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, incluindo jovens sem comorbidades. O anúncio da pasta foi feito nesta quarta-feira, 22, durante uma coletiva de imprensa. 

No último dia 15, o Ministério da Saúde havia emitido uma nota técnica recomendando a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. 

vacinação de adolescentes

O recuo do Ministério da Saúde

Um comitê formado por representantes do Ministério e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que a morte da jovem de 16 anos no Estado de São Paulo não teve relação com a aplicação da vacina da Pfizer. 

O caso teve como diagnóstico um quadro clínico característico de púrpura trombótica trombocitopênica (PTT), que é uma doença autoimune. Desta forma, a conclusão foi que a jovem não apresentou qualquer doença cardiológica proveniente da vacinação. 

O ministério reforçou na coletiva que “os benefícios da vacinação são maiores do que os eventuais riscos da sua aplicação”. 

Leia também: Vacinação para Covid-19 em adolescentes: orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria

Sociedade Brasileira de Imunizações havia questionado a suspensão

Segundo a SBIm, os argumentos levantados para suspensão da vacinação de adolescentes não haviam comprovação ou não tinham evidências, não havendo embasamento científico para essa resolução, dessa forma, a sociedade entende que deve haver seguimento da vacinação, conforme já analisado, autorizado e indicado pela Anvisa.

 *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.