Ministério recomenda ampliação do público-alvo da vacina contra dengue

Com as doses disponíveis insuficientes para cobertura nacional mais completa, o foco tem se voltado também para medidas preventivas.

Em Nota Técnica publicada no último dia 6 de março, o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios realizando a campanha de vacinação contra dengue ampliem o público-alvo para crianças de 10 a 14 anos. 

Embora a vacina usada na campanha, Qdenga, esteja autorizada para uso em crianças a partir de quatro anos, adolescentes e adultos com até 60 anos de idade, devido a limitações na capacidade de produção e entrega da fabricante, o Ministério da Saúde havia recomendado que a imunização ficasse restrita a pessoas de 10 a 11 anos.

Chikungunya: você sabe diferenciar essa arbovirose da dengue?

Aedes aegypti

Assistência no combate à dengue 

De acordo com a pasta ministerial, já foram investidos R$ 44 milhões dos 1,5 bilhão reservados para o campanha contra a arbovirose. Todo o estoque de vacina da fabricante em 2024 foi adquirido, com previsão de entrega de 5,2 milhões de doses até novembro. A compra do imunizante disponível para 2025 também já foi efetuada, mais 9 milhões de doses para o ano que vem. 

Como as doses disponíveis ainda são insuficientes para cobertura nacional mais completa, o foco do governo tem se voltado também para medidas preventivas. Gestores municipais e estaduais que desejarem auxílio financeiro para realização de ações de prevenção, controle e contenção de riscos e danos relacionados a dengue, deverão enviar ofício para o governo federal com a declaração de emergência em saúde e apresentar planos de ação de acordo com a situação epidemiológica.

Dengue: neurologistas alertam para riscos ao sistema nervoso central

Dengue em 2024 

Até dia 8 de março deste ano, já foram contabilizados 1.342.086 casos prováveis de dengue, com 363 óbitos confirmados e 763 ainda sob investigação, o coeficiente de incidência no país é de 661 casos por 100.000 habitantes, com a maioria dos casos ocorrendo em mulheres (55,5%) e entre pessoas de 30 a 39 anos. Com mais de 30.000 casos cada, São Paulo e Minas Gerais são os estados mais afetados, seguidos por Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Distrito Federal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Ministério da Saúde. Ministério da Saúde recomenda ampliação da faixa etária para vacinação contra a dengue [internet]. 2024 Mar 06 [acesso em 2024 Mar 08]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/ministerio-da-saude-recomenda-ampliacao-da-faixa-etaria-para-vacinacao-contra-a-dengue 
  • Ministério da Saúde. Anvisa aprova nova vacina contra a dengue [internet]. 2024 Fev 09 [acesso em 2024 Mar 08]. Disponível em:  https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-aprova-nova-vacina-para-a-dengue