Mirena aprovado para prevenção de gravidez por até 7 anos

Resultados de um estudo recente fez a FDA ampliar validade contraceptiva do dispositivo intrauterino Mirena para 7 anos de uso. 

O dispositivo intrauterino de levonorgestrel é amplamente utilizado como método de anticoncepção, com um dos maiores índices de satisfação entre as mulheres. 

Temos hoje disponíveis no Brasil apenas dois dispositivos intrauterinos hormonais: Mirena ® e Kyleena®, ambos produzidos pela Bayer, o primeiro com uma liberação hormonal diária inicial de 20 mcg de levonorgestrel e o segundo, de tamanho um pouco menor, de liberação de 19,5 mcg do mesmo progestógeno, ambos com descrição de validade contraceptiva em bula de 5 anos.  

Leia também: DIU hormonal e risco de câncer de mama

Recentemente, o FDA já havia aprovado o uso do Mirena como anticoncepcional por 6 anos, e a novidade é que os resultados de um estudo recente fez a FDA ampliar validade contraceptiva do Mirena agora para 7 anos de uso. 

Mirena aprovado para prevenção de gravidez por até 7 anos

Embasamento científico

A aprovação foi baseada nos dados do The phase 3 Mirena Extension Trial, que avaliou a eficácia do Mirena durante o uso prolongado além de 5 anos. O trabalho contou com um “n” de 362 mulheres com idades entre 18 e 35 anos que usavam Mirena por não menos de 4,5 anos e não mais de 5 anos no momento da inscrição. O desfecho primário foi a taxa de gravidez calculada como o Índice de Pearl (IP) no final do 6º e 7º anos. 

Os resultados mostraram que o IP para o 7º ano de uso foi de 0,45 com intervalo de confiança superior de 95% de 2,49 com base na primeira gravidez que ocorreu durante o 7º ano e 7 dias após a remoção ou expulsão do Mirena. O IP para o 6º ano de uso foi de 0,35 com intervalo de confiança superior de 95% de 1,95 com base na primeira gravidez ocorrida durante o sexto ano e nos 7 dias após a remoção ou expulsão do Mirena. A taxa cumulativa de gravidez de 2 anos para sexto e sétimo ano foi de 0,71 com intervalo de confiança superior de 95% de 2,84 com base em 2 gestações e 7269 ciclos de exposição.

O que sabemos até agora sobre o Mirena®

Mirena contém 52 mg de levonorgestrel, que inicialmente é liberado a uma taxa de aproximadamente 20 mcg/dia, e com  tempo essa taxa diminui progressivamente para aproximadamente 10 mcg/dia após 5 anos e 8 mcg/dia após 7 anos. Ao final do 7º ano, o Mirena deve ser removido e substituído no momento da remoção por um novo sistema se o uso contínuo for desejado.

Nos casos de sangramento uterino anormal

Mirena também é indicado para o tratamento de sangramento menstrual intenso por até 5 anos em mulheres que optam por usar contracepção intrauterina como método contraceptivo. Para esta indicação, ele deve ser substituído após o final do quinto ano se o tratamento continuado de sangramento menstrual intenso for necessário.

No contexto de endometriose, há trabalhos que defendem a ideia de que o Mirena têm sua eficácia no controle de sintomas e progressão de doença até o terceiro ano de uso.

Saiba mais: Expulsão de DIU em adolescentes: há risco?

Em relação ao custo, a notícia é excelente, já que o dispositivo é comercializado em uma média de valor de mil reais pelas grandes redes de farmácias ou comércio de produtos médicos hospitalares.

Infelizmente, poucas unidades de saúde públicas ofertam o Mirena como método de anticoncepção, e sim como terapia de sangramento uterino anormal, e nesse contexto a indicação é manter os cinco anos de validade. 

Em relação à terapia hormonal da pós-menopausa, o Mirena tem sido utilizado como protetor endometrial como um tratamento de segunda linha, porém mais trabalhos são necessários para garantir sua eficácia nesse contexto por um período maior do que 5 anos. 

Referências bibliográficas: 

  • Mirena [bula]. Whippany, NJ: Bayer HealthCare Pharmaceuticals Inc.; 2021. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.