Modelo Utstein para parada cardíaca no hospital

O modelo Utstein analisou a incidência de parada cardiopulmonar, fornecendo dados para comparar o atendimento e resultados. 

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Todos nós sabemos que parada cardiopulmonar necessita de cuidados imediatos e após a ressuscitação cardiopulmonar. O modelo Utstein analisou a incidência de parada cardiopulmonar, fornecendo dados para comparar o atendimento e resultados. 

Os dados analisados incluíram:

  • Data e hora da parada cardíaca;
  • Local do evento;
  • Se foi testemunhado e se a equipe de ressuscitação foi chamada;
  • Se tem o primeiro ritmo cardíaco documentado;
  • Se foi usado desfibrilador externo automático ou manual;
  • Se foram realizadas compressões torácicas. 

VEJA TAMBÉM: Prognóstico neurológico pós-parada cardíaca: padronização da avaliação

A duração da ressuscitação está fortemente associada aos piores resultados. A qualidade da ressuscitação é o mais importante para manter o fluxo sanguíneo do miocárdio e cerebral.  Após a ressuscitação, alguns elementos foram definidos, como por exemplo, evitar temperaturas maior ou igual 38ºC, angiografia coronariana e tentativa de reperfusão das coronárias com método percutâneo ou trombólise. 

Os relatórios das paradas cardíacas são um importante indicador dos resultados e das intervenções utilizadas. Sendo que isso pode servir para uma tentativa de redução do número de eventos, com uma detecção precoce do paciente que está piorando e assim, evoluindo para quadro de parada cardíaca. Portanto, podemos tomar decisões para impedir que isso ocorra. 

As diretrizes do estilo Utstein padronizam um processo de atendimento e resultados para cada paciente em parada cardíaca, que inclui fatores hospitalares, variáveis ​​do paciente, fatores pré-evento, processos da parada cardíaca e pós-ressuscitação e resultados. 

SAIBA MAIS: Ultrassom POCUS como prognóstico na parada cardíaca

Todas essas variáveis são uma forma de ajudar a diminuir a incidência de paradas cardíacas, fazendo um atendimento de qualidade antes da ocorrência,  para que se tente evitar tal evento.

Referências bibliográficas:

  • International Liaison Committee on Resuscitation. Cardiac Arrest and Cardiopulmonary Resuscitation Outcome Reports: Update of the Utstein Resuscitation Registry Template for In-Hospital Cardiac Arrest. October 7, 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades