Mortalidade e doenças cardiovasculares em diabetes: panorama atual

Estudo investigou as tendências em longo prazo na mortalidade de todas as causas e na incidência de complicações cardiovasculares relacionadas ao diabetes.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Diabetes mellitus é um grupo complexo e heterogêneo de doenças metabólicas crônicas que são caracterizadas por hiperglicemia. Está entre as doenças crônicas mais prevalentes e mórbidas, afetando a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo.

Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine investigou as tendências em longo prazo na mortalidade de todas as causas e na incidência de complicações cardiovasculares relacionadas ao diabetes, em comparação com as tendências contemporâneas na população em geral.

Foram incluídos pacientes inscritos no Swedish National Diabetes Register de 1998 até 2012. O seguimento ocorreu até 2014. Este registro inclui informações sobre fatores de risco, complicações de diabetes e medicamentos para pacientes com idade superior a 18 anos. Os controles foram identificados para cada paciente com diabetes e foram pareados por idade, sexo e nacionalidade.

Veja também: ”Diabetes: cirurgia X medicamentos

Um total de 36.869 pacientes com diabetes tipo 1 e 457.473 pacientes com diabetes tipo 2 foram incluídos, juntamente com controles pareados para cada coorte de diabetes. A média de idade no momento de entrada do estudo foi de 35,3 anos entre as pessoas com diabetes tipo 1 e 65,2 anos entre as pessoas com diabetes tipo 2. A média de duração do diabetes antes da entrada no registro foi de 20,0 anos entre os pacientes com diabetes tipo 1 e 5,7 anos entre os pacientes com diabetes tipo 2. A média do seguimento foi de 11,2 e 6,5 anos para os pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, respectivamente.

As melhores condutas no tratamento da diabetes você encontra no Whitebook. Baixe grátis o aplicativo #1 dos médicos brasileiros!

A análise dos dados do registro mostrou reduções acentuadas na mortalidade e na incidência de complicações cardiovasculares entre adultos com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2. A mortalidade por todas as causas diminuiu em 31,4 óbitos por 10.000 pessoas-anos entre diabetes tipo 1 e 69,6 óbitos por 10.000 pessoas-anos entre aqueles com diabetes tipo 2. A incidência de morte por doença cardiovascular diminuiu 26,0 mortes por 10.000 pessoas-anos entre pessoas com diabetes tipo 1 e 110,0 mortes por 10.000 pessoas-ano entre aqueles com diabetes tipo 2. As reduções nos desfechos fatais foram semelhantes nos pacientes com diabetes tipo 1 e nos controles, entretanto os pacientes com diabetes tipo 2 apresentaram menores reduções nos desfechos fatais do que os controles.

Referência:

  • Rawshani A, Rawshani A, Franzén S, Eliasson B, Svensson A-M, Miftaraj M, et al. Mortality and Cardiovascular Disease in Type 1 and Type 2 Diabetes. N Engl J Med [Internet]. 2017;376(15):1407–18. Available from: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1608664

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades