Leia mais:
Leia mais:
A busca religiosa/espiritual frente a o processo de adoecimento e morte
Luto antes da morte de um ente querido

Morte encefálica: faz sentido um anestesista em uma cirurgia para doação de órgãos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em torno do conceito de morte encefálica podem existir discussões quando algumas premissas não estão bem estabelecidas – quando a mídia divulga casos de processos jurídicos de alcance nacional, as distorções podem ainda ser maiores. Uma vez que a data e hora do óbito já estão definidas, por exemplo, poderia existir o seguinte questionamento: é dispensável a presença de um anestesiologista na cirurgia de captação de órgãos?

morte encefálica

Manejo

O manejo dos órgãos do doador falecido acontece inicialmente na unidade de terapia intensiva, continua no centro-cirúrgico durante o procedimento e vai além do controle hemodinâmico. O Brasil possui o maior sistema público de transplante do mundo. Aqui, a grande maioria dos órgãos transplantados são provenientes de doadores falecidos – ao anestesiologista cabe a responsabilidade primária não de controlar a dor, mas manter a oxigenação e perfusão dos órgãos até sua retirada.

A anestesia é usada para amenizar a resposta fisiológica resultante da morte encefálica e otimizar as condições de transplantabilidade específicas. Durante o procedimento, é importante, de forma geral, corrigir distúrbios hidro-eletrolíticos, manejar balanço hídrico (utilizando cristaloides ou coloide como albumina – amidos devem ser evitados), manter adequados os parâmetros de pressão arterial média (início de vasopressina em bolus ou infusão contínua visando tratar a vasoplegia, o que auxiliaria também no tratamento do Diabetes insipidus, distúrbio endócrino comum nesse contexto) e de débito urinário, fazer controle glicêmico, controlar reflexos simpáticos e efetuar o bloqueio neuromuscular, indicar transfusão de hemocomponentes e hemoderivados quanto necessário.

Telemedicina: uma realidade para a anestesia também?

Contexto nacional

Infelizmente, esbarramos no Brasil com os problemas de saúde pública fazendo com que muitas vezes a otimização do doador não ocorra devido, por exemplo, à escassez na reserva nos Bancos de Sangue ou a falta de medicações ou monitorização adequada.

Além das medidas citadas, a partir do momento em que se conhece quais órgãos serão captados, existem estratégias específicas a serem utilizadas.

Na captação de pulmões, por exemplo, objetiva-se balanço hídrico negativo ou equilibrado além de parâmetros específicos de volume corrente (Vt), Peep, FiO2 visando ventilação mecânica protetora a fim de que a injuria pulmonar e a modulação inflamatória sejam minimizadas levando a melhores desfechos  no paciente receptor. A equipe cirúrgica pode solicitar manobras específicas utilizando a ventilação mecânica para avaliar adequadamente o órgão. Pacientes muito hidratados também prejudicam a condição de outros órgãos como fígado e coração. Existem evidências de sobre o efeito cardioprotetor de pré-condicionamento isquêmico, também nesses casos, com o uso de anestésicos inalatórios.

Saiba mais: Dia Nacional da Doação de Órgãos

Conclusão

Diante disso, fica bem esclarecido que a capacitação dada ao médico especialista em anestesia se enquadra na complexidade do cuidado com o doador falecido para que seja manejado da melhor forma a fim de beneficiar os diversos pacientes receptores seus órgãos.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Management of the deceased organ donor. UpToDate. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/management-of-the-deceased-organ-donor?search=brain-dead%20donation&source=search_result&selectedTitle=6~150&usage_type=default&display_rank=6 # Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lança campanha para incentivar doação de órgãos. Governo Federal. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/09/governo-federal-por-meio-do-ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-incentivar-doacao-de-orgaos  # Semin Cardiothorac Vasc Anesth. 2018 Jun;22(2):211-222.  doi: 0.1177/1089253217749053. Epub 2017 Dec 24. Organ Donor Management: Part 1. Toward a Consensus to Guide Anesthesia Services During Donation After Brain Death # Can J Anaesth. 2015 May;62(5):529-39.  doi: 10.1007/s12630-015-0345-8. Epub 2015 Feb 26. Anesthetic considerations in organ procurement surgery: a narrative review # Boutin C, Vachiéry-Lahaye F, Alonso S, et al. Anaesthetic management of brain-dead for organ donation: impact on delayed graft function after kidney transplantation [in French]. Ann Fr Anesth Reanim. 2012;31:427-436 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.