Morte súbita durante ou após exercício físico

Apesar de benéfico, o exercício físico regular traz consigo algum risco de morte súbita durante ou logo após o fim da prática.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Apesar de benéfico, o exercício físico (EF) regular traz consigo algum risco de morte súbita (MS) durante ou logo após o fim da prática. Isto é sugerido por pequenos estudos envolvendo doença coronariana (DAC) como causa em autópsias de jovens atletas competitivos que apresentaram MS, o que levanta a possibilidade alta de viés, uma vez que a maioria dos casos parece envolver atividade de caráter não-competitivo e muitos sobrevivem ao episódio. Mas a pergunta permanece: o risco é maior ou não?

O Circulation acaba de publicar os resultados do estudo realizado em Paris e arredores com todos os casos de morte súbita por DAC desde 2011 no qual se comparou a MS relacionada ao EF (ocorrida durante ou até uma hora após o término) com MS não relacionada ao EF numa proporção 1:3 ajustada para idade e sexo. Dados sobre coronariografia de ambos os grupos foram analisados e comparados.

LEIA MAIS: Você sabe quais são as principais causas de morte súbita?

atividade fisica

Morte súbita e exercício físico

  • Total de 13.400 casos de MS, sendo 154 relacionadas a EF;
  • Entre os praticantes, a mediana de idade foi menor (51,2 X 69,8 anos) e com mais homens (96,1% X 64,1%);
  • DAC em 71,1% dos casos e com taxas semelhantes de DAC obstrutiva (estenose luminal >50%), DAC multivascular e oclusões crônicas;
  • A taxa de SCA com supra de ST/novo BRE foram semelhantes (47,9 x 49,3%);
  • A descendente anterior foi o “vaso culpado” mais comumente encontrado na coronariografia, sobretudo nos casos relacionados a EF, sendo que estes apresentaram menos DAC multivascular;
  • No grupo EF, apenas 6,1% dos pacientes sabiam ter DAC, 71% tiveram algum sintoma (dor torácica intermitente) nas 4 semanas precedentes e 50% começaram a apresentar sintomas cerca de uma hora antes da morte súbita. Apenas 50% dos sintomáticos chamaram um serviço de emergência.
  • Nos pacientes com DAC no grupo EF, metade apresentou supostamente IAM tipo 2 (desbalanço oferta e demanda) e a outra metade apresentou instabilidade de placa.

Limitações

Não houve autópsia. Não houve estudos complementares durante coronariografia (US, FFR, OCT). O efeito causal da DAC não pode ser estabelecido em alguns casos e ficou como diagnóstico de exclusão.

Conclusão

Os dados aqui discutidos apontam para características semelhantes entre morte súbita associada a doença coronariana em pacientes que estavam praticando ou tinham recém-terminado exercício físico e os que não estavam praticando. Chama a atenção a quantidade de sintomas de DAC precedendo a MS nas quatro semanas anteriores, ressaltando o potencial de previsibilidade/prevenção se a população for bem informada sobre sintomas de alarme.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Nicole Karam et al; Comprehensive Assessment of Coronary Artery Disease in Sports-Related Sudden Cardiac Arrest; Circulation 2018 May 2. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.118.034664

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.