Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: D-dímero na Covid-19, anestésico tópico em vias aéreas e mais! [podcast]
Trombose: devemos suspender a pílula em tempos de Covid-19?
SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide
Abordagem de TEP e TVP: confira as principais atualizações [podcast]
Covid-19: 39% angiologistas atenderam ao menos um paciente infectado com trombose

TEP e TVP: mudanças no tratamento antitrombótico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP) são doenças inter-relacionadas e que acometem milhões de pessoas todos os anos. Somente na Europa e Estados Unidos, estimam-se mais de 600 mil óbitos por estas patologias, em geral por complicações do TEP. Juntas elas geram um custo de mais de 3 bilhões de dólares.

Conheça as novidades no diagnóstico e tratamento de TVP e TEP!

O American College of Chest Physicians (ACCP) publicou um guideline em 2015 para tratamento antitrombótico em pacientes com o tromboembolismo venoso (TEV). Ao total, 12 tópicos foram atualizados e três foram adicionados nesta nova edição.

medico analisando TEP e TVP

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Diretrizes para tromboembolismo venoso

Os pontos que mais chamara atenção neste guideline foram:

  • Pacientes com TEP ou TVP, sem doença oncológica associada, devem optar por novos anticoagulantes (recomendação 2B) como dabigatrana, rivaroxabana, apixabana ou edoxaban, nos três primeiro meses de tratamento e continuamente, quando necessário. Antagonistas da vitamina K (recomendação 2C) estão acima de heparina de baixo peso molecular (HBPM – recomendação 2C).
  • Pacientes Pacientes com TEP ou TVP e doença oncológica associada devem utilizar HBPM ou antagonista da Vitamina K (recomendação 2B) ao invés de novos anticoagulantes (recomendação 2C).
  • A aspirina está recomendada para pacientes com TVP proximal ou TEP não provocados, que interromperam a anticoagulação, com objetivo de reduzir o risco de TEV recorrente.
  • Pacientes com TVP agudo não devem utilizar meias de compressão para prevenir síndrome pós-trombótica (SPT). No entretanto, para pacientes com SPT, o uso destas meias pode ser valido.
  • Pacientes com TEP de baixo risco podem ser tratados em casa ou receber alta precoce da unidade hospitalar.
  • Não houve mudanças no tempo de tratamento por três meses ou prolongado.
  • Pacientes com TEV recorrente em uso de anticoagulação que não seja HBPM a recomendação é a troca para esta medicação. Pacientes que já estejam em uso de HBPM a recomendação é o aumento da dose. Ambas recomendações 2C.

Com estas mudanças podemos acompanhar a inclusão cada vez mais recorrente dos novos anticoagulantes no tratamento das principais doenças cardiovasculares, facilitando ainda mais o manejo destes pacientes.

LEIA TAMBÉM: Novo corte de d-Dímero pode mudar protocolos no tromboembolismo venoso

Autor:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar