Mulheres com distúrbios do sono têm maior risco de hipertensão e diabetes

Os distúrbios do sono, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), apresentam uma prevalência que varia entre 5% e 30%, dependendo da população.

Os distúrbios do sono, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), apresentam uma prevalência que varia entre 5% e 30%, dependendo da população. Recentemente, um grupo de pesquisadores avaliou como os efeitos desse distúrbio podem afetar as gestantes.

[ads position=”top”]

Para este estudo de coorte prospectivo, 3.306 mulheres nulíparas foram submetidas a avaliações da respiração durante o sono, no início (6-15 semanas) e no meio (22-31 semanas) da gestação. O desfecho primário foi aumento da incidência de pré-eclâmpsia e o secundário hipertensão e diabetes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Distúrbios do sono ocorreram em 3,6% das participantes no início da gestação e em 8,3% no meio. Essas mulheres apresentaram o dobro de risco de desenvolver pré-eclâmpsia e três vezes o risco de diabetes, aumento da massa corporal e hipertensão.

Com base nos achados, os pesquisadores acreditam que existe uma associação independente entre os distúrbios do sono e pré-eclâmpsia, hipertensão e diabetes.

Veja também: ‘Exosomas, nossos pequenos mensageiros, e a SAOS. Qual a relação entre eles?’

A Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), tratamento comum para os distúrbios do sono, diminui o risco de hipertensão crônica. Os pesquisadores concluem que, a partir destes resultados, são necessários mais estudos para avaliar se o CPAP pode melhorar também os desfechos da gestação nessa população estudada.

Distúrbios do sono e o AVC

Os distúrbios do sono são predominantes em pacientes que sofreram AVC. Estudos recentes sugerem que eles são tanto um fator de risco, como uma consequência, afetando a recuperação e a recorrência. Uma avaliação, publicada na revista Neurology, analisou os tipos de distúrbio observados no AVC, suas associações com risco de novos incidentes e os efeitos do tratamento. Veja tudo aqui.

Referências:

  • Facco F et al. Association between sleep-disordered breathing and hypertensive disorders of pregnancy and gestational diabetes mellitus. Obstet Gynecol 2017 Jan; 129:31. (https://dx.doi.org/10.1097/AOG.0000000000001805)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.