Mulheres jovens com maior IMC têm menor risco de câncer de mama

Uma pesquisa contatou que quanto maior o IMC, menor é o risco de desenvolver câncer de mama, principalmente em mulheres jovens na fase da pré-menopausa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um levantamento realizado por pesquisadores do Departamento de Genética e Epidemiologia do Instituto de Pesquisa do Câncer, situado em Londres, constatou que quanto maior o IMC, menor é o risco de desenvolver câncer, principalmente em mulheres jovens na fase da pré-menopausa.

A pesquisa, realizada entre 2013 e 2017 e publicada na revista JAMA Oncology, contou com a participação de 758.592 voluntárias com faixa etária entre 18 a 54 anos. Segundo os pesquisadores, a razão entre o peso corporal das mulheres é inversamente proporcional à incidência do câncer de mama receptor hormonal positivo.

Leia mais: Câncer de mama metastático: Anvisa aprova novo medicamento

O estudo acompanhou as participantes por um período médio de 9,3 anos; as voluntárias foram divididas em 4 grupos por faixa etária: 18 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos e 45 a 54 anos. As participantes responderam um questionário com perguntas sobre idade e peso. Como critério, o levantamento levou em consideração mulheres no período da pré-menopausa, sem histórico pessoal de câncer de mama no começo da pesquisa e com os dados do IMC disponíveis para análise.

A pesquisa concluiu que o risco de desenvolvimento da doença foi menor em mulheres mais jovens com maior índice de massa corporal do que no grupo com idade mais avançada. O risco de desenvolver o câncer de mama por acréscimo de 5 unidades no IMC foi 23% menor nesta faixa etária (HR 0,77; IC 95% ). Já no grupo com idade entre 45 e 54 anos, a redução do risco foi de apenas 12% (HR 0,88; IC 95%).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Voluntárias entre 18 e 24 anos com maior IMC tiveram 4,2 vezes menos risco de desenvolver câncer de mama prematuramente do que mulheres do mesmo grupo que estavam abaixo do peso ideal, de acordo com a classificação oficial. (IMC ≥ 35,0 vs < 17,0; HR 0,24; IC 95%). No total, 13. 082 pacientes desenvolveram câncer de mama  (in situ ou invasivo) até o fim da pesquisa ou no decorrer do período de análise.

Referências:

  • The Premenopausal Breast Cancer Collaborative Group. Association of Body Mass Index and Age With Subsequent Breast Cancer Risk in Premenopausal Women. JAMA Oncol. Published online June 21, 2018. doi:10.1001/jamaoncol.2018.1771

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades