Mulheres ocupam lugares de destaque no combate à pandemia

A Organização Mundial de Saúde enaltece mulheres que estão na linha de frente, liderando ações de combate contra a pandemia de Covid-19.

No último dia 03 de março, o mundo inteiro celebrou o Dia Internacional da Mulher. Um dia importante para reafirmar e comemorar as lutas e conquistas diárias de todas as mulheres: luta pelo respeito, pela igualdade, pelo reconhecimento, pelas jornadas de vida! Nesse ano de 2021, a Organização Mundial de Saúde enaltece mulheres que estão na linha de frente, liderando ações de combate contra a pandemia de Covid-19.

Leia também: Educação permanente e continuada em tempos de pandemia

Mulheres ocupam lugares de destaque no combate à pandemia

Mulheres na linha de frente

As mulheres estão em toda parte, ocupando lugares consubstanciais, como enfermeiras, técnicas de enfermagem médicas, fisioterapeutas, líderes de equipe, deixando seus familiares para cuidar de pessoas adoecidas. As mulheres representam mais de 70% do quantitativo de profissionais de saúde nessa empreitada.

Mulheres que ocupam lideranças nacionais também foram destacadas pela ONU. A organização enfatizou a maior efetividade e sucesso do combate a pandemia em países que possuem lideranças femininas, uma vez que “as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes, e fazem contribuições insubstituíveis para decisões, políticas e leis que funcionam melhor para todos.

Na ciência, as mulheres mostraram ter um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias para produção de testes de alta qualidade e eficiência, bem como desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. O dia 11 de fevereiro, foi nomeado pela ONU como Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, e nesse dia, vale a reflexão sobre a importância da igualdade de gêneros, em todos as circunstâncias, inclusive na ciência.

Consequências da pandemia

Além de ocuparam lugares de destaque nesse momento, seja na linha assistencial, liderando nações ou na ciência, as mulheres também foram grandes vítimas de todo o contexto instalado pela pandemia de Covid-19. Mulheres também perderam seus empregos, seu sustento. Se reinventaram nas suas jornadas de trabalho home-office, com filhos em casa, com aulas online. Descobriram novas maneiras de empreender!

Saiba mais: CROI 2021: pandemias de HIV e Covid-19 e desenvolvimento de vacinas

Infelizmente, mulheres também foram mais violentadas dentro de suas casas, por seus parceiros durante todo esse período. O secretário-geral da ONU, Antônio Gutiérrez relaciona o aumento do índice de violência doméstica contra mulheres, as dificuldades econômicas e falta de dinheiro provocadas pela pandemia. A ONU Mulheres reforça a importância do apoio financeiro governamental às mulheres vítimas de violência, bem como a manutenção de serviços de proteção à mulher, canais online, abrigos e suportes de ONGs e instituições não governamentais.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.