Nervo vago: terapia de estimulação como aliado contra crises epilépticas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em relatório publicado em 2018, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) recomendou a incorporação do gerador de pulso para nervo vago na terapia em pacientes pediátricos com epilepsia resistente a medicamentos, sem indicação para cirurgia ressectiva de epilepsia.

Tendo como diretriz a recomendação da CONITEC, o Sistema Único de Saúde (SUS) decidiu pelo oferecimento do tratamento por parte da rede pública. 

Leia também: Pacientes com epilepsia terão Levetiracetam disponível pelo SUS

Nervo vago: terapia de estimulação como aliado contra crises epilépticas

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Epilepsia e o nervo vago

O tratamento da epilepsia com a estimulação do nervo vago é caracterizado pela instalação de um dispositivo marca-passo, batizado de gerador, no tórax do paciente através de uma cirurgia. O gerador é ligado a um fio elétrico de espessura fina, que é responsável por fornecer uma estimulação leve ao nervo vago esquerdo no pescoço. Através desse estímulo, são ativadas diversas áreas do cérebro que têm associação com as crises epiléticas. 

Através de intervalos regulares durante o dia, o gerador fornece diversos estímulos ao nervo vago. Além disso, os pacientes recebem uma espécie de estimulador manual para que eles mesmo ou seus possíveis cuidadores possam realizar estimulações de emergência no princípio de uma crise de epilepsia, caso ela venha a acontecer. Com essa iniciativa, se torna viável diminuir a intensidade ou até mesmo parar uma crise epiléptica

Avaliação econômica

Segundo a CONITEC, quando aliada ao devido tratamento farmacológico, a terapia de estimulação do nervo vago pode resultar em uma redução na utilização dos recursos de saúde pública, incluindo nas internações e atendimentos de emergência. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. A CONITEC aprovou, mas os pacientes estão esperando há 3 anos a liberação….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar