Níveis baixos de glicemia em pacientes hospitalizados aumentam a mortalidade

Em pacientes hospitalizados, hipoglicemia foi associada a aumento de risco de mortalidade, de acordo com um recente estudo publicado no JCEM.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em pacientes hospitalizados, hipoglicemia foi associada a aumento de risco de mortalidade, de acordo com um recente estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM).

Explicação:

O tratamento intra hospitalar com insulina está relacionado a maior incidência de hipoglicemias, que neste caso não são identificadas muitas das vezes devido ao quadro clínico do paciente, exemplo: alteração do nível de consciência patológica ou farmacológica, uso de medicações como betabloqueadores que inibem taquicardia reflexa causada pela hipoglicemia. A hipoglicemia persistente e não diagnosticada/tratada então pode deteriorar o quadro clínico do paciente ou levar a novas complicações como por exemplo AVE e doença coronariana, mesmo em pacientes não diabéticos.

Conclusão:

O estudo analisou dados de mais de 30.000 pacientes que entre 2011-2013 cursaram hipoglicemia em unidades de saúde ligadas a universidades de Israel (unidades terciárias). Avaliaram os dados de mortalidade destes pacientes (follow-up até final de 2015) e concluíram que 30% dos pacientes que tiveram hipoglicemia na internação evoluíram a óbito.

A maior parte dos pacientes eram homens, idade média de 70 anos e apenas 30% eram diabéticos.

Risco de mortalidade foi mais alto nos pacientes tratados com insulina e hipoglicemia 40-70mg/dl quando comparados a pacientes com os mesmo valores de hipoglicemia sem uso de insulina, porém quando a glicemia é grave (<40mg/dl) independente do uso de insulina a mortalidade continua a aumentar.

Veja também: ‘Auto-monitorização da glicemia é eficaz para pacientes com DM2 não usuários de insulina?’

Comentários:

Os achados são consistentes com a literatura atual e já foram relatados em outras publicações, porém devemos lembrar que em alguns casos a hipoglicemia é além de causa de aumento de morbi-mortalidade como também um marcador e sintoma de morbi-mortalidade aumentada (exemplos: câncer de pâncreas, doenças hepáticas, insuficiência renal, desnutrição).

Devemos continuar a procurar um controle glicêmico adequado em pacientes internados, tratando a hiperglicemia que também é deletéria, porém sem exageros – procurar atingir metas menos agressivas dentro do hospital (valores entre 140-180mg/dl), reservando valores mais baixos de controle glicêmico para pacientes ambulatoriais.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Fonte: Mortality Among Hospitalized Patients With Hypoglycemia: Insulin Related and Noninsulin Related Amit Akirov Alon Grossman Tzipora Shochat Ilan Shimon. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 102, Issue 2, 1 February 2017, Pages 416–424,  https://doi.org/10.1210/jc.2016-2653

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades