Nova apresentação de doença inflamatória multissistêmica em crianças: existe relação com a Covid-19?

A PICS emitiu uma declaração sobre o aumento do número de casos relatados de doença inflamatória multissistêmica em crianças. Existe relação com a Covid-19?

No último dia 27, a Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Reino Unido (Paediatric Intensive Care Society – PICS) emitiu uma declaração sobre o aumento do número de casos relatados de uma nova apresentação de doença inflamatória multissistêmica em crianças.

Medico pediatra realiza consulta de criança em época de pandemia por Covid-19.

Doença inflamatória e Covid-19

Os membros da PICS haviam recebido, no fim de semana prévio à declaração, um alerta por e-mail do National Health Service (NHS) England, destacando um pequeno aumento no número de casos de crianças graves apresentando um quadro clínico incomum. Muitas dessas crianças tiveram resultado positivo para a doença do novo coronavírus (Covid-19), enquanto outras não. Segundo a PICS, o NHS alertava para as seguintes situações:

  • Esses casos têm em comum características sobrepostas da síndrome do choque tóxico e da doença de Kawasaki atípica com parâmetros sanguíneos consistentes com Covid-19 grave em crianças;
  • Dor abdominal e sintomas gastrointestinais têm sido uma característica comum, assim como a inflamação cardíaca.

A sociedade mencionou o estudo de Jones e colaboradores, que descreveram o caso de uma criança de 6 meses admitida e diagnosticada com doença de Kawasaki clássica e que também apresentou resultado positivo para Covid-19, com febre e sintomas respiratórios leves. A criança foi tratada conforme as diretrizes para doença de Kawasaki, com imunoglobulina intravenosa (intravenous immunoglobulin – IVIG) e aspirina em doses elevadas.

O ecocardiograma inicial da paciente estava normal e a criança recebeu alta 48 horas após a conclusão da infusão de IVIG. Os pais foram orientados a manter o bebê em quarentena em casa por 14 dias a partir da data de seu teste positivo para Covid-19.

Considerações

A PICS destaca que ainda existem poucos casos de crianças graves com Covid-19 internadas em unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIP), tanto no Reino Unido quanto em outros países. No entanto, redigiu os seguintes avisos:

  • Profissionais de saúde diante de crianças com choque tóxico ou doença de Kawasaki atípica devem discutir o caso precocemente com as equipes de infectologia ou de cuidados intensivos pediátricos;
  • Embora seja muito cedo para se ter certeza, níveis elevados de proteína C reativa (PCR), velocidade de hemossedimentação (VHS) e ferritina parecem ser característicos de Covid-19. Em adultos com Covid-19, foram descritas síndrome de hiper inflamação ou “tempestade de citocinas”, assim como síndrome de ativação macrofágica e síndrome hemofagocítica;
  • As crianças estão apresentando um quadro de miocardite com níveis elevados de troponina e pró-peptídeo natriurético tipo B. Alguns têm uma aparência de suas artérias coronárias semelhantes às da doença de Kawasaki.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.