Novo fármaco mostra-se eficaz contra vírus e sintomas da Influenza

Um novo fármaco, ainda em fase de testes, apresentou eficácia no tratamento dos sintomas e no combate ao vírus com uma dose.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um novo fármaco, ainda em fase de testes, apresentou eficácia maior do que outros medicamentos no tratamento dos sintomas gripais e no combate ao vírus com apenas uma dose. De acordo com dois estudos financiados por uma empresa farmacêutica japonesa, e publicados na revista New England Journal of Medicine, o Baloxavir marboxil inibe a ação do Influenza A e B, inclusive as formas mais resistentes aos antivirais atuais.

A pesquisa separou aleatoriamente pacientes, entre 20 e 64 anos que apresentavam sintomas leves de Influenza, em dois grupos: um recebeu placebo e outro foi medicado com o baloxavir marboxil. Nesta fase, o objetivo dos pesquisadores era determinar o início do alívio dos sintomas. No grupo que recebeu o novo fármaco, o alívio teve início aproximadamente 50h a 54h a partir do início dos sinais da doença, 24 horas a menos do que no grupo do placebo (P<0,05), que começou a partir das 78 horas .

Leia mais: Paciente obeso pode transmitir mais gripe?

A outra fase da pesquisa contou com 1064 participantes, que foram divididos em grupos medicados com baloxavir (40 ou 80 mg, de acordo com o peso do paciente), oseltamivir (doses de 75 mg, duas vezes ao dia, durante três dias) ou placebo. A média do início do alívio dos sintomas no grupo tratado com baloxavir foi de 53,7 horas (95% IC, 49,5-58,5), o resultado do placebo foi 80,2 horas (95% IC, 72,6-87,1). O tempo médio do alívio dos sintomas no grupo do baloxavir e oseltamivir foi similar.

O levantamento verificou uma diminuição da carga viral nos indivíduos um dia após a administração de baloxavir, em comparação com os medicados com oseltamivir ou os que receberam placebo. Reações adversas foram relatadas em 20,7% dos pacientes tratados com baloxavir, 24,6% no grupo do placebo e 24.8% no do oseltamivir.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Resultado

Uma única dose de baloxavir apresentou superioridade ao placebo no alívio dos sintomas gripais e se saiu melhor do que o placebo e o oseltamivir na diminuição da carga viral um dia após a medicação em pacientes diagnosticados com Influenza A e B.

Referências:

  • Baloxavir Marboxil for Uncomplicated Influenza in Adults and Adolescents. September 6, 2018.N Engl J Med 2018; 379:913-923. DOI: 10.1056/NEJMoa1716197

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades