Leia mais:
Leia mais:
Uso seguro de medicamentos na Covid-19: o que o enfermeiro precisa saber?
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
OMS lança relatório com orientações sobre a inteligência artificial na saúde
Qual é a importância da tecnologia para a prescrição de medicamentos?
Atualização de medicamentos e conteúdos novos em destaque

Nova lista de medicamentos essenciais para câncer da OMS

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A OMS incluiu alguns novos medicamentos na lista de medicamentos essenciais para tratamento de câncer. A Imunoterapia entrou na lista de remédios essenciais e outras novidades como remédios orais para tratar os cânceres de pulmão e de próstata e drogas para neoplasias hematológicas. Os imunoterápicos Nivolumabe ou o Pembrolizumabe aumentam em até 50% as chances de sobrevivência dos pacientes com Melanoma – um câncer até pouco tempo atrás incurável.

A lista existe desde 1977 e é atualizada, não muito frequentemente, com base em revisão da literatura científica a fim de selecionar os tratamentos que oferecem os benefícios mais efetivos. São considerados essenciais pela OMS.

O que isso quer dizer?

Com essa lista, a OMS sugere fortemente onde os governos devem investir recursos para seus sistemas de saúde. Nos últimos 10 anos, metade das novas inclusões contemplaram medicações oncológicas. Somando todos os tipos de medicamentos, incluindo os não oncológicos (antibióticos, antifúngicos, antirretrovirais, analgésicos, etc) são apenas pouco mais de 400 medicamentos que tem esse “selo” da OMS.

Saiba mais:  Anvisa aprova novos medicamentos para tratamento do câncer

Mas e o custo?

A OMS recomenda que os governos se empenhem em negociar com as indústrias condições para ampliar o acesso. Em alguns casos, a OMS provê fundos para ajudar na incorporação. Tomara que as “Big Pharmas” façam a sua parte.

A OMS também introduziu em sua lista remédios para a leucemia e linfoma como o Dasatinibe e para o Mieloma Múltiplo como o Bortezomibe e a Lenalidomida. Assim como medicações por via oral para o câncer de Próstata como a Abiraterona e para o câncer de pulmão EGFR mutado como o Gefitinibe ou Erlotinibe.

O Trastuzumabe – usado em Câncer de Mama HER2 positivo – está nesta lista há anos, e mesmo sendo considerado essencial pela OMS no metastático desde 2015, o Ministério da Saúde (MS) só incorporou no Sistema Único de Saúde (SUS) – e de forma não universal – em 2018, com 17 anos de atraso em relação à Saúde Suplementar. Justiça seja feita a inclusão dessa indicação na lista da OMS ajudou a convencer o governo brasileiro.

Essas novas inclusões da OMS (não disponíveis no SUS) devem balizar imediatamente e servem de pressão para o nosso defasado, esquecido e combalido Sistema Público. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e as ONGs que fazem “advocacy” como o Oncoguia, a Femama, a Fundação Laço Rosa e tantas outras tem trabalhado arduamente para diminuir esse abismo entre o SUS e o privado. Tomara que essa lista ajude.

Autora: 

Referências:

  • World Health Organization Model List of Essential Medicines, 21st List, 2019. Geneva: World Health Organization; 2019. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar