Nova regra do CFM permite que pacientes definam os limites terapêuticos na fase terminal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nova regra aprovada pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que, a partir de agora, pacientes podem registrar a quais procedimentos não querem ser submetidos no fim da vida.

500x120-amarelo

A diretiva antecipada de vontade, também conhecida como testamento vital, permitirá que a equipe médica tenha o suporte legal e ético para cumprir os desejos dos pacientes. As regras estabelecem critérios sobre tratamentos considerados invasivos ou dolorosos, em casos nos quais não exista possibilidade de recuperação.

Dessa forma, o paciente que optar por fazer o registro poderá definir, junto com seu médico, os limites de terapêuticos na fase terminal, como por exemplo se quer procedimentos de ventilação mecânica ou mesmo a reanimação na ocorrência de parada cardiorrespiratória.

Veja também: Tatuagens médicas têm algum efeito legal?

Critérios:

O registro será formalizado em prontuário. Ele é facultativo e poderá ser feito, modicado ou revogado em qualquer momento da vida, até mesmo por aqueles que gozam de perfeita saúde.

Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, ou emancipado judicialmente, que esteja em pleno gozo de suas faculdades mentais, poderá fazer a diretiva antecipada da vontade.

Menores de idade não estão autorizados. Os pais não podem fazer o registro em nome dos filhos, então, nesse caso, crianças ou adolescentes devem esperar até completar 18 anos.

Pela resolução, o testamento vital poderá ser feito pelo médico assistente em sua ficha médica ou no prontuário do paciente, desde que expressamente autorizado por ele. Não são exigidas testemunhas ou assinaturas.

Veja a resolução completa do CFM aqui.

banner

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar